1ª Corrida – Triplete da Aprilia com vitória Guintoli e Checa cai …
Aprilia começou o Campeonato Mundial de Superbike 2013 com uma verdadeira demonstração de força, ao monopolizar as 3 posições do pódio na primeira corrida em Phillip Island, com Sylvain Guintoli , Eugene Laverty nas Aprilias Oficiais e Michel Fabrizio. Este é o segundo hat-trick da marca italiana após Biaggi, Laverty e Chaz Davies em Nurburgring 2012.
A notícia amarga do dia veio do grande Carlos Checa, que teve uma grande queda nesta corrida, depois de falhar a travagem e bater com a roda dianteira com a traseira de Marco Melandri, que também caiu mas sem consequências físicas, enquanto que o espanhol foi para ao Hospital de Melbourne por questões de segurança, depois de perder a consciência com a queda o que o fez não alinhar na 2ª corrida do dia.
Na partida foi Laverty que assumiu a liderança, à frente de Sykes, Melandri e Checa. Laverty começou a puxar forte e o grupo compacto, começou a ser estendido a partir da 4 ª volta, quando a corrida cabeça começou a rodar em 1:31, e na 5ª volta já tinha 1,3 segundos de avanço sobre o duo Haslam- Checa, com Guintoli e Sykes mais para atrás. O espanhol Carlos Checa ultrapassou Haslam na volta seguinte e procurou encortar as distâncias para Laverty levando consigo Guintoli, que acabou por o passar na 10 volta e fugir na 12ª.
Na volta seguinte 13 surgiu um golpe de teatro que iria marcar a corrida, Checa ao travar forte e tarde, não consegue evitar um choque com Melandri que acabaria com os dois pilotos ao chão…. Entretanto Guintoli alcança Laverty, que liderava a corrida, e Fabrizio a sete voltas do final, numa recuperação sensacional ocupa a 3 ª posição.
Guintoli continua forte e ultrapassa Laverty que ficou sem reação e ganha a corrida com avanço, Fabrizio entretanta alcança Laverty e ambos lutam pelo segundo lugar do pódio com ultrapassagens de tirar a respiração, mas mesmo no Final o Norte Irlandês ex-piloto do team Português Park Algarve e colega de Miguel Praia levou a melhor e obteve o 2ª posto, ficando o italiano Fabrisio na 3ª posição. Com as 3 Prilias nas 3 primeiras posições
Davies, Sykes, Baz, Haslam, Rea, Camier e Kneukirchner completaram os dez primeiros.
Guintoli torna-se no primeiro líder do Mundial, depois de ter alcançado a sua primeira vitória alcançada com o piso seco, ele que é um especialista em piso molhado, foi também o primeiro Francês a liderar uma corrida de MotoGP à chuva em Le Mans 2009 na qual tive o prazer de assistir ao vivo, impressionando os presentes e pondo ao rubro todos os franceses até cair ….
A Aprilia, campeã de 2012, é o alvo a abater de novo, este ano.
PHILLIP ISLAND WSBK – Corrida 1
1. Sylvain Guintoli – Aprilia
2. Eugene Laverty – Aprilia
3. Michel Fabrizio – Aprilia
4. Chaz Davies - BMW
5. Tom Sykes - Kawasaki
6. Loris Baz - Kawasaki
7. Leon Haslam - Honda
8. Jonathan Rea - Honda
9. Leon Camier - Suzuki
10. Max Neukirchner - Ducati
_______________________________________________________________________________________
2ª Corrida – Laverty vence e completa domínio avassalador da Aprilia
Eugene Laverty, com a sua vitória na segunda corrida da jornada inaugural do Campeonato Mundial de Superbike em Phillip Island, salientou o dia triunfal para a Aprilia, que tinha ficado órfã depois da saída do campeão em titulo Max, viu os seus dois pilotos oficiais com duas vitórias repartidas na Austrália.
Apenas Melandri, com a sua BMW, impediu um novo triplete da Aprilia de novo nesta 2ª corrida. O italiano conseguiu terminar a segunda corrida, pois na 1ª esteve envolvido no acidente com o Carlos Checa, que ficou internado no hospital de Melbourne devido à perda de sentidos na primeira corrida
Sykes voltou a sair à frente, com Melandri, Guintoli e Laverty e colados, durante a primeira volta, desentenderam-se Chaz Davies e Loris Baz e caíram…, o Francês a sair de maca e o Inglês Davies apesar de continuar foi penalizado com um ‘ride through’ por ser o causador da queda.
Na 2ª volta Laverty assumiu a liderança, só duraria duas voltas, até que Guintoli lançou um ataque, começando a puxar, e partindo o grupo perseguidor, apenas Laverty e Melandri aguentaram o ritmo, enquanto para trás ficou o quinteto formado por Fabrizio, Sykes, Giugliano e Cluzel.
Fabrizio do grupo perseguidor iniciou a caçaaos lugares que lutavam pela vitória, conseguindo apanhá-los a meio da corrida.
A 6 voltas do final, Melandri ataca Laverty e fica em 2º atrás de Guintoli, mas esta luta entre Melandri e Laverty fez com que o o francês ganhasse alguma vantagem. Laverty não desistiu e reduziu essa diferença e quando finalmente se livrou de Melandri, aproximou-se de atingindo de Guintoli e ultrapassou-o e conseguiu obter a vitória na corrida, quando faltava apenas uma volta para acabar.
Atrás dos Oficiais Aprilia, ficaram Melandri e Fabrizio que lutaram até ao final pelo 3º lugar do pódio, com Fabrizio quase a provocar a queda de ambos nesta última volta, e ter de travar muito forte, tendo de abdicar para piloto da BMW e ficando assim em quarto, seguidos de longe de Sykes, Giugliano, Cluzel, Rea, Camier e Haslam que completaram o top 10.
A próxima jornada será em Espanha na Motorland de Aragón. Mas teremos de esperar quase dois meses, até ao dia 14 de abril.
PHILLIP ISLAND WSBK – Corrida 2
1. Eugene Laverty – Aprilia
2. Sylvain Guintoli – Aprilia
3. Marco Melandri – BMW
4. Michel Fabrizio – Aprilia
5. Tom Sykes - Kawasaki
6. Davide Giugliano – Aprilia
7. Jules Cluzel – Suzuki
8. Johnny Rea – Honda
9. Leon Camier – Suzuki
10. Leon Haslam – Honda
Classificação Geral Pilotos
1. Laverty (Aprilia) 45
2. Guintoli (Aprilia) 45
3. Fabrizio (Aprilia) 29
4. Sykes (Kawasaki) 22
5. Melandri (BMW) 16
6. Rea (Honda) 16
7. Haslam (Honda) 15
8. Cluzel (Suzuki) 14
9. Camier (Suzuki) 14
10. Davies (BMW) 13
Classificação Fabricantes
1. Aprilia 50
2. BMW 21
3. Kawasaki 22
4. Honda 17
5. Suzuki 16
6. Ducati 11
Fonte: worldsbk.com/Aprilia Racing World
Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **01/03/2013** | mandrade@ipressglobal.com