A judoca conseguiu o bronze na categoria -57kg, naquela que é a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Telma Monteiro conseguiu esta segunda-feira a primeira medalha nos Jogos Olímpicos e a primeira de Portugal no Rio 2016, conquistando o bronze na categoria – 57kg.

Nos quartos-de-final, a judoca perdeu frente à mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, com uma penalização já no ponto de ouro e perdeu a possibilidade de conquistar a prata ou o ouro.

A atleta portuguesa passou então à repescagem para lutar pela possibilidade de conquistar o bronze, vencendo o duelo frente à romena Corina Caprioriu.

Telma Monteiro partilhou o terceiro lugar do pódio com a japonesa Kaori Mastumoto, campeã em Londres 2012. Em segundo lugar ficou a mongol Dorjsuren e a medalha de ouro foi para a brasileira Rafaela Silva, campeã do mundo em 2013.

Em declarações aos jornalistas, a judoca disse que esta é uma medalha de todos os portugueses.

Hoje tinha de ser o meu dia. (…) Acreditei,  lutei, não deixei que a idade ou que os Jogos Olímpicos que passaram, que não me tinham corrido bem, fossem um fantasma”, afirmou.

“Lutei com tudo o que tinha e acreditei que se estava aqui era para fazer história pelo meu país”, continuou.

“Quero agradecer a todos por me apoiarem, é uma medalha que não é minha, é nossa, uma medalha de Portugal, que eu conquistei com sangue lusitano, com a raça, com o querer”.

“A todas as crianças que me estão a ver, vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”, disse ainda a judoca.

A portuguesa foi cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes vice-campeã mundial e esta é a primeira medalha nos Jogos, sendo a 24.ª para Portugal.

ZAP / Lusa / Move

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.