Atenção: utilizar o smartphone no escuro, sem luz ambiente, antes de dormir, pode causar um efeito que se assemelha à cegueira temporária.

O New England Journal of Medicine publicou um estudo sobre o assunto, relatando dois casos de mulheres que utilizavam seus aparelhos no escuro, sem luz ambiente e que ficaram cegas temporariamente.

Num dos casos, uma jovem de 22 anos relatou ao seu oftalmologista que, quando estava deitada à noite, estava com problemas no olho direito. Sua visão não estava normal. O problema mencionado referia-se a uma limitação no olho direito, ela só via o contorno dos objetos e isto se repetiu durante um ano. Ela relatou que apenas o olho direito estava com problemas, não acontecendo nada com o olho esquerdo e que no dia seguinte sua visão voltava ao normal.

Seu médico constatou  através de exame ocular que sua visão estava normal, sem nenhum sinal de problemas como coágulos ou outros que pudessem relacionar com a perda de visão temporária.

O outro caso relatado referia-se a uma mulher de 40 anos que, em consulta com seu médico, narrou que acordava sem visão em um dos olhos e que este problema durava cerca de 15 minutos. Isto continuou a acontecer por cerca de seis meses.

Depois de várias conversas com os médicos eles descobriram o seguinte: ambas começaram a ter estes problemas depois que passaram a usar seus celulares no escuro, deitadas na cama, de lado, olhando a tela com apenas um olho (o outro ficava coberto pelo travesseiro, e a pupila ficava dilatada por causa do escuro).

Na realidade não havia uma cegueira verdadeira, mas apenas o efeito que acontece quando entramos num ambiente escuro depois de ficarmos longamente expostos a uma luminosidade.

Os autores do estudo explicaram: ““Assim, ficamos com um olho adaptado à luz porque estamos a olhar para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado à claridade parece estar ‘cego’, até que consiga adaptar-se à ausência de luz”.

De acordo com os investigadores é muito simples evitar este problema: basta usar os dois olhos quando utilizarmos os celulares no escuro. Entretanto ainda não existe um estudo para este problema relacionado ao uso dos celulares nestas situações a longo prazo.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.