A língua de Einstein foi mostrada na fotografia tirada em 14 de março de 1951, durante a comemoração do seu 72º aniversário. Apesar da fama, ele tinha estilo discreto e não gostava da imprensa. Embora tenha escrito livros de difícil compreensão, isso tornou-o popular. Por isso, quando o fotógrafo pediu um sorriso, a reação foi oposta.
- Outras Curiosidades
Com o desenvolvimento da teoria da relatividade restrita (1905) e da teoria da relatividade geral (1914-1916), Einstein inaugurou uma nova concepção física do mundo com a qual rebateu os alicerces da física clássica, aceites desde Isaac Newton (1643-1727): os conceitos de espaço e tempo absolutos.
A teoria da relatividade relaciona o espaço e o tempo com a gravitação (força da gravidade); estas dimensões surgiram com a matéria e o cosmos e não devem ser entendidas como dimensões absolutas, mas como uma continuidade quadridimensional do espaço-tempo.
Todo o movimento deve ser observado em relação a um determinado sistema de referência; disso resulta que o tempo depende da velocidade do movimento relativo.
Einstein resumiu a teoria da relatividade na sua famosa fórmula matemática E = mc2, na qual “E” é a energia, “m” a massa e “c” é a velocidade da luz.
Essas relações entre a massa e a energia, que Einstein calculou teoricamente, foram confirmadas por experiências práticas no âmbito da física atómica. A consequência mais espetacular consistiu no desenvolvimento das armas atómicas, que Einstein criticou durante toda sua vida.
Em 1921, este excelente cientista recebeu o Prémio Nobel da Física, apesar de não lhe ter sido atribuído pela sua teoria da relatividade, mas pela explicação do efeito fotoelétrico por meio da teoria quântica.
Este efeito consiste na liberação de eletrões resultante da incidência da luz sobre diversos metais. Desse modo, Einstein descobriu que a luz se compõe também de “quanta” e que, em função da amplitude da onda associada, libera maior ou menor número de eletrões; por sua vez, a energia dos eletrões depende da amplitude de onda e da energia dos “quanta”.
Foi esta a base para uma teoria quântica da radiação, donde se infere que as radiações eletromagnéticas são compostas necessariamente por pequenas porções de matéria — dualidade onda-partícula.
- Einstein também assumiu a sua posição em relação a algumas questões políticas.
A sua condição de judeu, pacifista e socialista colocou-o numa situação cada vez mais incómoda na Alemanha, obrigando-o, em 1933, em pleno período nazi, a emigrar para os EUA. Em 1939, falou com o presidente norte-americano Franklin Roosevelt acerca da possibilidade de desenvolver armas atómicas, já que acreditava que os cientistas alemães estavam a trabalhar na criação da bomba atómica.
Deste modo, indiretamente, deu o primeiro passo em direção ao projeto norte-americano “Manhattan”, dirigido por Robert Oppenheimer, cujo objetivo era a construção da bomba atómica.
Após a Segunda Guerra Mundial, Einstein empenhou-se em advertir contra os perigos ocasionados pela utilização de armamento nuclear.
______________________