- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O que começou com uma ousada declaração do director Kenan Sofuoglu transformou-se rapidamente numa sensacional transferência em duas semanas: Toprak Razgatlioglu assinou um contrato com a BMW para o Campeonato do Mundo de Superbike.
A 6 de Maio, o empresário Kenan Sofuoglu declarou em exclusivo à SPEEDWEEK.com que tinha uma oferta da BMW para o seu protegido Toprak Razgatlioglu para o próximo ano de 2024.
Sofuoglu estava a esticar a corda, pois até então só tinha tomado um café com o Director da BMW Motorsport, Marc Bongers.
Bongers disse à SPEEDWEEK.com no mesmo dia que não tinha feito nenhuma oferta a Razgatlioglu. O Dr. Markus Schramm, director da BMW Motorrad, também ficou surpreendido com o avanço verbal de Sofuoglu e perguntou a Bongers se havia alguma coisa que ele não sabia e deveria saber.
Na verdade, Razgatlioglu só se tornou um problema para a BMW depois do fim-de-semana em Barcelona. A forma como ultrapassou Michael Rinaldi na segunda corrida de domingo impressionou os responsáveis da BMW.
Assim, desde a quinta-feira passada, as conversações entre Bongers e Sofuoglu intensificaram-se e progrediram bastante durante o fim-de-semana.
Às 11 horas da manhã de segunda-feira, a Yamaha anunciou que Razgatlioglu não faria parte da equipa em 2024 e que o contrato terminaria depois de quatro anos no final  desta temporada.
Rapidamente ficou claro que apenas duas marcas seriam consideradas para Toprak no próximo ano a  BMW e a  Kawasaki.
Depois, tudo aconteceu muito rapidamente e acaba de ser confirmado: O piloto de 26 anos chega a acordo com o construtor alemão!
Dr. Markus Schramm (Director da BMW Motorrad): “Estamos muito contentes por o recebermos na nossa equipa de pilotos de fábrica do WorldSBK a partir da próxima época e  muito orgulhoso por o Toprak ter escolhido a BMW Motorrad. Este é um passo em frente para o nosso projecto.”
Marc Bongers (Director da BMW Motorsport): “Toprak Razgatlioglu é, sem dúvida, um dos melhores pilotos da actualidade. Provou isso, não apenas ao ganhar o título no Campeonato do Mundo de 2021, não é apenas um rápido piloto de motos, mas também uma grande personalidade fora da pista. Estamos convencidos de que o Toprak se vai integrar muito rapidamente na família BMW Motorrad Motorsport. Estamos ansiosos por trabalhar juntos e pelo nosso futuro em conjunto.”
A BMW está envolvida no Campeonato do Mundo de Superbike desde 2009, com Troy Corser e Tom Sykes os outros dois outros campeões do mundo que assinaram antes de Razgatlioglu.
O piloto mais bem sucedido da BMW é Marco Melandri, que terminou no pódio um total de 33 vezes entre 2012 e 2013, nove vezes como vencedor. Em 2012, terminou em terceiro lugar atrás de Max Biaggi (Aprilia) e Tom Sykes (Kawasaki), o melhor resultado até à data no Campeonato do Mundo de Superbike.
Após a temporada de 2013, a BMW despediu-se como equipa de fábrica e só regressou em 2019. Nos quatro anos e meio desde então, apenas uma vitória foi alcançada: Michael van der Mark em pista molhada na corrida Superpole em Portimão, em 2021.
Desde 2019, foram contratados grandes pilotos como Sykes, Reiterberger, Laverty, van der Mark, Redding, Gerloff e Baz, mas sempre houve e ainda há críticas de que a BMW não ouve os pilotos o suficiente  quando se trata do desenvolvimento da mota.
Será que Razgatlioglu e o seu forte gestor, amigo e mentor Sofuoglu podem mudar esta situação e levar a BMW ao sucesso ?
Kenan Sofuoglu está convencido disso: “Quando fomos para a Yamaha em 2020, muitos também eram contra e aconselharam a não irmos e disseram que iria destruir a carreira do Toprak. O Toprak também acha muito bem a mudança para a BMW”.
- Pub -

Deixe o seu comentário