- Pub -
Foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O líder do Campeonato conquistou mais uma vitória dominando completamente a Corrida 2 e  ampliou a sua vantagem na classificação do campeonato.

Bautista completou com um hat-trick com a vitória na Corrida 2 e torna-se o primeiro piloto de SBK com três vitórias em Barcelona. Terminou a corrida com uma diferença de 8,103s sobre seu companheiro de equipe Rinaldi, ampliando sua liderança no Campeonato para 59 pontos sobre Razgatlioglu. Foi seu primeiro hat-trick desde 2019.

P1 – Alvaro Bautista (Abuba.it Racing – Ducati): “Parece um fim de semana fácil, mas, na realidade, não foi nada fácil. Estou muito feliz por ter vencido três corridas aqui, especialmente porque acho que a competição é tão alta e ainda mais difícil do que há três anos. Sábado e domingo, na corrida longa, tentei controlar os pneus e manter o ritmo. Senti-me bastante confortável sinceramente, para a Superpole Race, faltou algo, assim, hoje, no Warm Up, tentamos algo diferente na electrónica para me ajudar a usar mais o pneu e não me preocupar com o consumo. Tentamos, gostei e depois usei,  com certeza que me ajudou muito porque deu-me uma ajuda para usar mais o pneu. Podia ter sido mais rápido na Superpole Race e lutar pela vitória. Com certeza, foi mais perto do que nas outras corridas, mas também esperava mais luta pela vitória. No fim, não gosto de pensar no Campeonato. Não pensei no inicio e não penso nisso agora. Para mim, o importante é que estou a gostar muito da moto. Estou a curtir cada treino, cada volta, cada corrida. Vamos manter esta mentalidade e ver o que acontece no final. Estou apenas a tentar aproveitar o momento, comemorar a vitória.”

Rinaldi terminou em segundo lugar à frente de Razgatlioglu, fazendo para a Ducati 1-2  e conquistando seu 14º pódio. Continua em quarto na geral com 32 pontos de vantagem sobre Locatelli.

P2 – Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati): “Sabíamos ontem que nossa expectativa era o pódio. Mas, infelizmente, cometi um erro na qualificação e comecei em décimo. Assim a corrida ficou um pouco comprometida, mas a velocidade estava lá. A estratégia na Corrida Superpole era partir  para a Corrida 2 nas duas primeiras linhas consegui. Hoje, gostei muito da corrida porque comecei bem. Mas Jonny e Axel  esforçaram-se muito durante toda a corrida. Tive que lutar muito, mas ao mesmo tempo gerir o pneu porque sabíamos o que aconteceu ontem. Fiz isso e estou muito feliz porque tive um bom ritmo. Não tive o ritmo do Alvaro, mas no fim estou muito feliz com este segundo lugar porque é o segundo consecutivo.”

Razgatlioglu completou os três primeiros para seu 72º pódio. Continua em segundo na classificação e com oito pontos de vantagem sobre Rea

P3 – Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx WorldSBK): “Para mim, foi um fim de semana muito difícil. Na corrida 1 começamos muito bem, mas terminamos em quinto porque estávamos a desgastar o pneu traseiro. Hoje, meu plano era apenas seguir Jonny e Bassani e Rinaldi, porque sei que o Alvaro é muito rápido. Hoje quis manter o pneu traseiro porque entendi que a primeira posição não era possível nesta corrida. Concentrei-me na segunda e terceira posição. Estou muito feliz por estarmos de volta ao pódio. Não estou focado no campeonato, estou apenas a olhar corrida a corrida. Portimão é uma pista muito boa para mim e o Jonny também é muito forte lá, o Alvaro está muito forte. Estamos a lutar de novo. A Argentina vai ser um pouco difícil por causa da longa reta, o que é melhor para a Ducati, mas vou continuar a lutar. Amo a Indonésia e acho que vamos lutar pela vitória na Indonésia. Na Austrália, não sei! Temos muitas corridas e o campeonato ainda não terminou.”

Rea lutou por um lugar no pódio, mas alargou na curva 7 da volta 16. Após este erro,  conseguiu passar Bassani para terminar em quarto. Está em terceiro lugar na classificação com 327 pontos.

P4 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “A corrida estava sob controle em relação às nossas expectativas até seis voltas do final. Estava logo atrás do Rinaldi, começando a pensar como seria o final da corrida, entrei na curva sete e fiquei no ponto morto, quando estava a reduzir de quarta para terceira e para  segunda. Não conseguia parar a moto. Fiz tudo o que podia fazer… porque não tinha travão motor. A frente estava a saltar… de qualquer maneira fiquei em pista. O Axel passou-me mas consegui ultrapassá-lo de novo. Foquei no Toprak só para lutar até ao fim. O meu ritmo estava bom no final, mas acabei fora do pódio. Se você me tivesse dado este resultado no início da semana, provavelmente teria aceitado porque é uma pista muito difícil para nós, mas depois de ver nosso ritmo ontem, entender como foi o início da corrida, senti que podíamos ter feito mais. Não tivemos nada para o Alvaro este fim de semana. Ele foi incrível, num nível diferente. Melhoramos as configurações da moto neste circuito que é muito difícil para nós, mas mesmo assim conseguimos lutar.”

Bassani partiu da P13 da grelha e lutou pelo pódio até Rinaldi e Toprak escaparem. 

P5 – Axel Bassani (Motocorsa Racing): ” A corrida 2 foi muito boa. Tentei recuperar da 13ª posição. Foi difícil, mas chegamos ao segundo lugar. Tentei manter o segundo lugar, mas na primeira metade da corrida acabei com o pneu da frente. Apenas tentei cruzar a linha da meta. Terminámos em quinto, o que é muito bom para o Campeonato. Foi um fim de semana muito difícil para mim, mas terminamos com um bom resultado e vamos para Portimão com boa moral.”

Vierge completou os seis primeiros na Corrida 2 depois de tirar partido do seu resultado na Superpole Race.

P6 – Xavi Vierge (Team HRC): “Finalmente, um fim de semana realmente positivo, especialmente no domingo. Aprendemos muito. Ontem foi um dia complicado. Tivemos uma boa Superpole, mas na corrida a temperatura desceu muito. Decidimos usar outro pneu e senti-me muito mal com ele na corrida, lutava muito e não tinha aderência. Aprendemos muito ontem, trabalhamos muito do lado da eletrónica e hoje com a temperatura conseguimos escolher o pneu que funciona para nós. Podíamos ter feito  uma Superpole Race e a corrida 2 realmente boas.”

Notas: Caíram dois pilotos  na primeira volta com Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) caiu na curva 10 e Scott Redding (BMW Motorrad WorldSBK Team) cau na curva 14;  ambos os pilotos desistiram da corrida. Redding também caiu, foi levado ao centro médico para um check-up depois o acidente e foi declarado apto, mas foi diagnosticado com uma contusão no peito.

Resultados Corrida 1 ; Resultados Corrida 2Classificação Geral SBK

- Pub -

Deixe o seu comentário