foto: AIA
O balanço dos treinos de ontem foram claros e indicavam que as corridas seriam renhidas. Hoje, na hora do regresso, os pilotos voltaram à pista cheios de força e convicção, para um dia de corridas repleto de surpresas e adrenalina.
Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) começou por liderar a primeira prova do Mundial de Superbike, todavia uma queda na quarta volta impossibilitou a continuação na corrida. Toprak (Pata Yamaha com Brixx WSBK) não perdeu a oportunidade, da queda do seu maior adversário, e alcançou o primeiro lugar no pódio, somando um total de 474 pontos, garantindo assim uma distância de 45 pontos de Rea, segundo classificado do campeonato. Com uma prestação de destaque esteve Scott Redding (Ducati Panigale V4R do Team Aruba) com apenas dois milésimos de segundo de diferença de Toprak, e em terceiro lugar Loris Baz (Ducati Panigale V4R do Team GoEleven) com o tempo de 1’41.507
Adrian Huertas (MTM Kawasaki) , destemido e com o favoritismo do seu lado, sagra-se Campeão Mundial FIM Supersport 300 de 2021, pela primeira vez, no Autódromo Internacional do Algarve, com 230 pontos. O jovem levava um avanço notável dos adversários e, apesar de no dia de ontem Booth-Amos (Rt Motorsports by SKM Kawasaki) ter feito melhor tempo, a sua performance não deixou espaço para dúvidas de quem seria o campeão na categoria de WorldSSP300. O pódio compôs-se por Huertas, Buis e Booth-Amos, respetivamente. O piloto português Dinis Borges (Speed Master Racing Team) concluiu a corrida na P31.
Quanto à categoria de WorldSSP, o francês Jules Cluzel (GMT94 Yamaha) ganhou pela primeira vez desde 2019 o primeiro lugar, no entanto no somatório de toda a pontuação da época encontra-se em quinto lugar com 171 pontos. Em segundo lugar no pódio ficou a estrela do dia anterior, que tinha estabelecido um novo recorde Manuel Gonzalez (Equipa Yamaha ParkinGO), já em terceiro lugar Dominique Aegerter (Tem Kate Racing Yamaha), piloto que se encontra na frente das classificações do campeonato, com 343 pontos. Amanhã, o dia inicia-se cedo com os warm up, seguindo-se as corridas na parte da tarde. O último dia da prova no circuito algarvio promete corridas bastantes desafiantes, agora que estamos na reta final do campeonato.