Início Motores WorldSBK Phillip Island | Alex Lowes domina este domingo com a...

WorldSBK Phillip Island | Alex Lowes domina este domingo com a KRT

foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Uma espetacular primeira jornada da temporada para a KRT terminou não só com duas vitórias para Lowes, mas também com a liderança geral do campeonato para o experiente piloto britânico.

A corrida de Superpole começou com Lowes novamente na primeira linha depois de terminar em terceiro na qualificação de Superpole. Ele aproveitou ao máximo a sua posição de liderança para se manter na luta pelo pódio nas primeiras voltas. Alex assumiu a liderança e depois impôs o seu próprio ritmo, enquanto a batalha pelas outras lutas pelo pódio se desenrolava suficientemente longe para permitir que Lowes controlasse a corrida nas últimas três voltas.

Foi a primeira vitória de Alex para a Kawasaki desde que se juntou à KRT em 2020, quando garantiu a Corrida Dois em Phillip Island durante o seu fim de semana de estreia em verde.

Tendo em conta o seu sucesso na Superpole Race, Lowes tinha grandes esperanças de conseguir outro pódio no que estava programado para ser uma Corrida Dois de 20 voltas – embora dividida em duas metades por regulamento e com uma paragem obrigatória para troca de pneus. Depois de uma grande fuga de óleo de uma das máquinas da classe de apoio ter levado a uma redução da aderência em T2 e T3, foi efectuado um longo protocolo de limpeza da pista. Este facto causou um grande atraso nas corridas do WorldSSP e do WorldSBK e reduziu a corrida final do WorldSBK a um “sprint” de 11 voltas – embora para a totalidade dos pontos.

Lowes travou uma tensa batalha a alta velocidade atrás do líder de longa data, Alvaro Bautista. Quando Andrea Locatelli se despistou na Curva 4 perto do final, Lowes sabia que podia passar Bautista antes da bandeirada, dada a sua melhor aderência dos pneus. Alex cronometrou a sua passagem por fora na perfeição e manteve Bautista atrás de si na linha de meta, registando uma margem de vitória de 0,048 segundos.

Bassani foi 11º na Corrida Superpole depois de partir do 11º lugar da grelha. Na Segunda Corrida, estava a caminho de terminar entre os oito primeiros lugares até que outro piloto interrompeu a sua linha e Axel caiu para trás para terminar em 11º lugar. Este é o primeiro fim de semana de corrida de Axel com a equipa KRT e ele deixa a PI na 14ª posição na luta inicial do campeonato.

Com duas pontuações completas no domingo, somadas ao seu quarto lugar na Corrida 1 no sábado, Alex tem 50 pontos no campeonato, mais nove do que o segundo melhor piloto.

Depois de uma ronda de abertura verdadeiramente notável em muitos aspectos, a próxima ação competitiva para a dupla da KRT será perto da casa da equipa, no Circuito de Barcelona-Catalunha, entre 22 e 24 de março. Uma importante sessão de testes da WorldSBK terá lugar no mesmo local antes do fim de semana da corrida, entre 14 e 15 de março.

Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “Já passou muito tempo desde a nossa última vitória, mas temos estado a trabalhar arduamente. Na Corrida da Superpole estava muito emocionado, acho que estava a chorar na volta de entrada. Na segunda corrida, senti que teria mais hipóteses se fosse uma corrida mais longa. Fiquei um pouco desiludido depois dos testes pré-corrida de terça-feira porque a vida útil dos meus pneus parecia boa. Temos trabalhado arduamente para tornar a moto mais suave este ano e mais fácil de gerir. Não podemos dar demasiada importância a esta última corrida. Sabemos que este é um circuito especial, mas temos de gerir bem a corrida e a mota tem de cuidar do pneu. Penso que o meu pneu era o melhor no final da corrida. A mota do Álvaro estava a mexer muito e ele não conseguia entrar nas curvas. Sentei-me atrás dele e tentei cuidar do pneu o mais possível. Estou obviamente muito feliz. Foi um inverno grande e importante, em que mudei muitos pequenos pormenores. Agora estou em forma e forte, aumentando a minha confiança. Hoje fiz um bom trabalho. Vou aproveitar o momento porque fizemos um trabalho muito bom esta semana. Conseguir duas vitórias hoje foi fantástico e, ao misturar as coisas, fiquei muito contente. Os rapazes fizeram um trabalho fantástico durante todo o fim de semana”.

Axel Bassani (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “Na corrida da Superpole foi difícil quando se parte de trás e só há dez voltas. A segunda corrida foi um pouco melhor, mas não foi fácil porque havia muitos pilotos juntos. Não foi fácil manter o nosso próprio ritmo quando estávamos atrás de outro piloto. Tentei gerir a minha corrida e chegar em P-8 ou P9, mas na última volta o Aegerter ultrapassou-me e pôs-me fora. Perdi duas posições. Temos de melhorar, mas senti-me bem com a mota nesta corrida e consegui fazer força e ser consistente nos meus tempos por volta. Precisamos de recomeçar a partir daí. Tivemos corridas curtas este fim de semana, não é fácil de gerir. Vamos ver nas corridas europeias e de longa distância se conseguimos mostrar mais o nosso potencial. Mas veremos em Barcelona.”

Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) ficou em 19º na Corrida Superpole e em 16º na Corrida Dois no Domingo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentárioCancel reply

Exit mobile version