foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Uma aposta corajosa nos pneus valeu a pena para Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing Team) no Circuito TT de Assen na Corrida 1 da ronda holandesa. Numa pista seca, o piloto italiano, que faz a sua estreia no WorldSBK, foi o único piloto a optar por pneus intermédios e foi recompensado com uma vitória impressionante. Spinelli, o piloto substituto do lesionado Danilo Petrucci, foi imediatamente capaz de chegar à frente do pelotão e liderou todas as voltas antes de uma bandeira vermelha encerrar os trabalhos. A bandeira vermelha foi provocada por uma falha técnica de Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) e garantiu a primeira vitória no WorldSBK para a Barni Spark Racing Team.
Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) e Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) juntaram-se a Spinelli no pódio, mas a bandeira vermelha, na 14ª volta, custou-lhes a oportunidade de vencer a corrida. A dupla tinha fechado uma margem de mais de 20 segundos a certa altura antes de estar em posição de atacar para a vitória antes da paragem.
No início do dia, Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) conseguiu o seu lugar na Superpole em condições de chuva. O irlandês do norte conquistou a 44ª pole position da sua carreira e a primeira para a Yamaha. Ele vai começar a corrida de dez voltas da Tissot Superpole Race de amanhã a partir da pole position e saiu da Corrida 1 com um sexto lugar.
O líder do Campeonato Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) partiu da primeira linha da grelha, mas teve de se contentar apenas com a 11ª posição no final da corrida. Ele mantém a liderança do campeonato, mas agora está apenas um ponto à frente de Razgatlioglu e Bautista.
Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing Team)-P1: “É incrível porque esta é a minha primeira corrida e estou à frente do Toprak e do Bautista! É realmente incrível. A primeira vez que andei numa Superbike foi nos treinos de sexta-feira, mas esta moto é muito forte. Tentei abordar este fim de semana passo a passo e sessão a sessão. Não tenho experiência com esta mota. Disse à minha equipa que não sabia qual o pneu a utilizar e a equipa decidiu optar pelo intermédio. Tinha uma diferença de 25 segundos, mas na última volta a diferença estava mais próxima! Quando vi que eram quatro segundos, pensei “não! Acabou-se para mim”. Quando vi a bandeira vermelha, tive muita sorte, mas a corrida é assim mesmo! Estou feliz por esta vitória porque é muito incrível.”
Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team)-P2: “Em primeiro lugar, parabéns ao Spinelli. Precisava de apenas mais uma volta, mas a corrida terminou assim. Estava a gostar muito desta corrida. As primeiras voltas foram emocionantes porque o primeiro sector estava molhado e estávamos a deslizar. Estamos a tentar manter-nos na linha para isso. Eu precisava de uma vitória aqui para a BMW, mas acabámos por terminar na segunda posição. Veremos o que acontece amanhã, mas todos estão a trabalhar arduamente para conseguir a melhor posição possível.”
Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)-P3: “Esta foi uma corrida louca! Parecia que a primeira metade da corrida era para relaxar e não cometer erros, mas a segunda parte da corrida era para atacar a 100% ou mesmo a 120%! Foi uma loucura. No início, houve muitas ultrapassagens ao longo da volta. Foi uma loucura, mas gostei muito desta corrida. A bandeira vermelha fez com que perdêssemos as últimas sete voltas e penso que ia ser uma boa batalha pela vitória com Toprak. De qualquer forma, estou contente e parabéns ao Spinelli porque foi incrível. Foi uma óptima escolha de pneus”.
Classificação WSBK SBK Corrida 1