foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O piloto turco conquistou o Campeonato Mundial de 2021 na Indonésia, negando a Jonathan Rea o sétimo título consecutivo.
Depois de uma temporada disputadíssima, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) foi coroado como oCampeão do Mundo de Superbike MOTUL FIM de 2021 no Pertamina Mandalika International Street Circuit. Toprak Razgatlioglu é o primeiro piloto a destronar o seis vezes campeão do WorldSBK Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK), tornando-se o primeiro campeão turco de WorldSBK.
Razgatlioglu assumiu a liderança da classificação após o agitado fim de semana de Donington Park, embora a sua liderança não tenha durado muito, pois um hat-trick de Rea em Assen o levou piloto inglês à liderança. A liderança mudou de mãos, outra vez em Navarra ,mas com os mesmos pontos de Rea mas mais vitórias seguiu-se Magny-Cours e mais duas mudanças na liderança na Catalunha: Rea à frente depois da corrida 1 em Barcelona antes de o recém-coroado Campeão regressar à liderança após a Corrida 2.
A emocionante corrida na emocionante montanha russa portuguesa proporcionou mais cambalhotas na classificação, com Razgatlioglu a assumir a liderança partindo para a penúltima prova da temporada no Circuito San Juan Villicum com 24 pontos de vantagem, sobre Rea. Bastou um segundo lugar na Corrida 1 deste domingo na Indonésia, para Razgatlioglu conquistar o título do WorldSBK 2021.
Aos 25 anos, 1 mês e 5 dias, Razgatlioglu torna-se o terceiro campeão mais jovem da categoria, atrás de James Toseland (23 anos 11 meses e 28 dias, 2004) e Troy Corser (24 anos 11 meses, 1996). Começou sua carreira como piloto na IDM Yamaha R6 Cup e no Campeonato Turco Road Race 600cc em 2011 e 2012, mudou depois para a Red Bull MotoGP Rookies Cup em 2013 e 2014. Conquistou uma vitória na classe em 2014 durante a prova de Sachsenring, demonstrando o seu potencial desde muito cedo. No final do ano, foi a sua estreia no European Superstock 600 Championship em Magny-Cours como um wildcard, vencendo a sua primeira corrida. Ficou claro que uma futura estrela estava a emergir . Em 2015, juntou-se ao paddock do WorldSBK na classe Superstock 600, conquistando o título na sua primeira temporada na categoria. Passou para a classe superior o Superstock 1000 nas temporadas de 2016 e 2017, terminando em segundo primeira e ganhando na segunda.
Em 2018, passou para a classe rainha com a Kawasaki Puccetti Racing, impressionando todos ao conquistar dois pódios – o primeiro depois de vencer Jonathan Rea na última volta da corrida 2 em Donington Park e o segundo no novíssimo San Juan – foi o Rookie do ano. O ano seguinte 2019 foi um ano muito importante em muitos aspectos para Razgatlioglu; surgiu como um verdadeiro candidato ao titulo depois de oito pódios, a primeira vitória numa uma luta direta com Rea na última volta em Magny-Cours e na Tissot Superpole Race. Terminando o ano em quinto lugar da geral com 13 pódios e o prémio de Melhor Piloto Independente, Toprak trocou a Kawasaki pela Yamaha e na equipa Pata Yamaha with Brixx WorldSBK.
Em 2020, terminou a primeira época com a Yamaha em quarto lugar da geral, obtendo uma impressionante vitória na sua primeira corrida pela equipa em Phillip Island, conseguindo mais duas vitórias na última prova do ano no Estoril. Em 2021, conquistou 13 vitórias, 29 pódios e 3 pole positions. Terminou com uma vantagem de 25 pontos sobre o rival Jonathan Rea, Toprak Razgatlioglu e tornou-se campeão do WorldSBK 2021, o 18º na história do campeonato e curiosamente na 18ª prova.
Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx WorldSBK): “Em primeiro lugar, quero agradecer à minha família e a Kenan Sofuoglu porque somos uma grande família. Também à minha equipa, fizeram um trabalho incrível este ano. Caímos algumas vezes e outras fizemos boas corridas mas finalmente, estou aqui. Estou muito feliz. É um dia especial para mim hoje porque este campeonato é para o meu pai. Sempre foi o meu sonho. Ele não está aqui, faleceu, mas sinto que está a assistir a tudo isto muito feliz. É um dia incrível somos campeões do mundo. Obrigado a todos! “