- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A ascensão meteórica de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) ao topo do Campeonato do Mundo de Supersport FIM 2023 no Autódromo Internacional do Algarve é um feito notável. Com um total de 14 vitórias difíceis e 18 subidas ao pódio ao longo da época, a excelência consistente de Bulega distinguiu-o como uma força a ter em conta na pista. Ao longo da campanha, o número de pontos de Bulega no Campeonato atingiu uns impressionantes 433, solidificando a sua posição de comando no topo da classificação.

A época de 2023 do WorldSSP assistiu a um cativante duelo pelo Campeonato entre Nicolo Bulega e Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha). Tudo começou com Bulega a assumir uma liderança de 5 pontos após a Corrida 1 da ronda australiana, mas rapidamente aumentou a sua vantagem para uns impressionantes 20 pontos com uma brilhante vitória dupla na Corrida 2. No entanto, a dinâmica do Campeonato mudou brevemente após o infeliz DNF de Bulega na Corrida 2 da ronda Acerbis Catalunya e a impressionante vitória de Manzi na Corrida 2 da ronda Pirelli Emilia-Romagna. A diferença entre eles diminuiu, mas Bulega reagrupou-se rapidamente, esforçando-se mais do que nunca e aumentando a sua vantagem no Campeonato. Na altura em que chegaram à ronda portuguesa da Pirelli, Bulega tinha aumentado a sua vantagem para uns formidáveis 85 pontos, solidificando a sua posição como a força dominante no Campeonato e deixando Manzi com uma montanha para escalar para o alcançar. A sua vitória na Corrida 1 garantiu-lhe o título do WorldSSP em Portimão, quando faltam três corridas para o final da época de 2023.

O título WorldSSP de Bulega marca a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo desde o seu triunfo no Campeonato CEV Moto3 de 2015. Ele se torna o segundo campeão italiano no WorldSSP, seguindo os passos de Andrea Locatelli, que conquistou o título em 2020.

Este triunfo também significa um marco histórico para a Ducati, pois é a sua primeira vitória de sempre no Campeonato WorldSSP. A Ducati junta-se agora às fileiras dos fabricantes vencedores da série, tornando-se o quinto fabricante a alcançar esta honra, juntamente com a Honda (9 títulos), Kawasaki (4 títulos), Suzuki (1 título) e Yamaha (10 títulos).

Enquanto se deleita com a glória da sua vitória no Campeonato do Mundo de 2023, Nicolo Bulega aguarda com expetativa o próximo capítulo do seu percurso nas corridas. Em 2024, ele fará a transição para o WorldSBK com a Aruba.it Racing – Ducati, onde pretende continuar seu legado de sucesso no cenário mundial.

Nicolo Bulega (Equipa Aruba.it Racing WorldSSP) : “Sinto-me incrível. Depois de muito trabalho árduo, de muita concentração, de trabalhar com a minha equipa, mas também sozinho em casa, no final, sou e somos Campeões do Mundo, e isso é incrível. Vim para este paddock com esta equipa numa situação mentalmente difícil, porque já não gostava de andar de bicicleta e até o meu treino não estava no seu melhor. Acabei por tentar mudar tudo o que achava que não me estava a ajudar a dar o meu melhor para tentar ser mais rápido e ganhar. No final, todo o trabalho árduo valeu a pena. É incrível ter um fabricante como a Ducati a apoiar-nos, mesmo que isso signifique alguma pressão. Talvez eu precisasse dessa pressão. É muito emocionante ganhar para a Ducati, o seu primeiro título em Supersport. Obrigado a eles!”

- Pub -

Deixe o seu comentário