foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) exibiu uma forma impressionante no primeiro dia em Portimão, mantendo o seu ímpeto do teste de Jerez na semana passada. O piloto da Ducati registou a impressionante marca de 1m39,932s, garantindo a primeira posição. Na perseguição, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) foi segundo, a apenas 0,094s de Bulega. Os pilotos da Yamaha deixaram a sua marca, com Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) a conquistar a P3, reduzindo a diferença para Bulega para 0,148s. O colega de equipa Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) assegurou a P5, enquanto Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) conquistou a P4.
O atual Campeão do Mundo de WorldSBK, Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), terminou a três quartos de segundo do ritmo, em oitavo. Apesar de ter melhorado a sua posição em Jerez (P16), parece estar a lutar com uma lesão persistente no pescoço e com o desafio de se adaptar ao lastro imposto à sua moto para cumprir as novas regras de peso combinado.
Fora dos cinco primeiros, Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) garantiu o sexto lugar, concentrando-se nos ajustes para a ergonomia no novo circuito. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) terminou um dia sólido em sétimo, afinando a moto base e experimentando diferentes braços oscilantes. Xavi Vierge (Team HRC) e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) garantiram o P9 e P10, respetivamente, ambos a menos de um segundo do tempo de Bulega. Logo atrás, Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) regressou à ação depois de ter falhado Jerez
Mais abaixo no pelotão, Iker Lecuona (Team HRC) enfrentou desafios em 13º, indicando a necessidade de mais tempo para se adaptar à nova mota Honda. Michael Ruben Rinaldi (Motocorsa Racing) e Scott Redding (Bonovo Action BMW) terminaram em 14º e 15º, enquanto Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team), que teve de lidar com o novo assento e peças do braço oscilante, foi 16º. Andrea Iannone (Team GoEleven) concentrou-se na geometria da moto e no aperfeiçoamento das afinações. Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) manteve-se competitivo, a apenas 1,571s de Bulega.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati): “O primeiro dia foi muito bom. Estava um pouco preocupado antes de começar esta manhã, esta pista é muito difícil para esta mota. Foi difícil ser rápido, por isso estou muito contente com o tempo de hoje. Esta pista é uma das mais difíceis da época e tive de me adaptar um pouco porque é muito diferente da Supersport. O meu ritmo foi bom no final, por isso estou contente com o dia de hoje. Concentrámo-nos na travagem porque aqui há muitas travagens bruscas e temos de melhorar nessa área. Durante o dia, conseguimos melhorar e sabemos em que direção trabalhar amanhã. Já estamos a fazer um excelente trabalho e quero continuar assim.”
1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) 1’39.913 – 82 laps
2. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.094s – 73 laps
3. Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0.148s – 74 laps
4. Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.355s – 89 laps
5. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0.357s – 78 laps
6. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) +0.550s – 74 laps
7. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.723 – 82 laps
8. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.760 – 86 laps
9. Xavi Vierge (Team HRC) +0.816s – 89 laps
10. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.866s – 65 laps