foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Num confronto inesquecível, os dois principais candidatos ao título do MOTUL FIM Superbike World Championship travaram um duelo feroz no Circuito de Jerez – Angel Nieto. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) garantiu a vitória, com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) a cruzar a linha de meta em primeiro lugar, mas foi imediatamente penalizado com uma posição por ter saído dos limites da pista. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK), com o objetivo de se despedir da Kawasaki em grande estilo, estava na liderança antes de sofrer uma infeliz queda na volta 5.
Num dia de altos para a Yamaha, Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) alcançou o segundo pódio da carreira, encerrando uma época brilhante para a equipa GYTR GRT Yamaha, com o seu companheiro de equipa Remy Gardner a ficar em quarto lugar. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) emergiu como o melhor piloto Independente na quinta posição. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) garantiu o sexto lugar, assegurando o quinto lugar na classificação geral do Campeonato.
Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) – P1 :”Sem dúvida que tem sido uma época muito boa. Não foi perfeita porque, claro, cometemos erros, mas é a melhor forma de terminar a época até agora, aqui em Jerez, vencendo as três corridas. Especialmente a Corrida 2, a batalha foi espetacular. Com o Toprak fizemos muitas ultrapassagens, todas foram muito especiais e agressivas, mas ao mesmo tempo estávamos correctos entre nós. De certeza que gostei muito desta corrida, ainda mais do que a de Portimão, porque aqui não tinha nada a perder. O apoio dos fãs espanhóis foi incrível. Fiquei muito feliz por terminar a época aqui”.
Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) – P2: ” Passei a bandeira axadrezada na P1, o que é bom para mim. Toquei no verde nos limites da pista, mas não percebi porque senti a mota a escorregar. Se calhar, depois de escorregar, toquei-lhe. Não ganhei vantagem, mas regras são regras. No meu último dia com a Yamaha, tentei apenas terminar numa boa posição. Precisava de tentar ter boas recordações da minha última corrida e de ganhar com a Yamaha. Estou um pouco triste, mas fiz um bom trabalho. Dei mais de 100%, tal como em Portimão; estou mesmo a lutar com ele. Precisava de alguma sorte porque, nas duas últimas corridas, não tive sorte. Estou triste mas, de um modo geral, feliz pela minha última corrida com a Yamaha, porque toda a gente viu que dei mais de 100%.”
Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) – P17 : “Sentimentos estranhos no global para ser honesto, não do ponto de vista do desempenho ou dos resultados, mas porque estou a deixar uma equipa incrível. É o meu último dia de verde e é isso que é estranho. Obviamente, não era o resultado que eu queria para a minha equipa, eles mereciam muito mais. O que provámos foi que a Ninja ZX-10RR ainda tem potencial e, até essa altura da corrida, senti-me no controlo, com um ritmo muito bom. Houve alturas em que pensei “uau, tenho um pneu mágico”! A moto estava a funcionar bem e a andar para a frente. O Pere tomou a decisão ousada de fazer uma alteração incrível, algo bastante grande na mota que queríamos experimentar. Não desistimos sem lutar e foi muito frustrante perder a frente. Potencialmente, podia ter cedido um pouco na curva, estava um pouco rápido na entrada, mas tentei puxar para baixo e, com demasiado ângulo de inclinação, fui ao chão.
Queria terminar a corrida, pois seria demasiado fácil desistir. O meu apoio para os pés partiu-se e o guiador dobrou para a frente, mas ainda consegui fazer uma volta em 1m41s. Isso deixa-me ainda mais desiludido com o que poderia ter acontecido, mas era a nossa corrida. Resume os altos e baixos que tivemos este ano; alguns pontos altos incríveis mas momentos difíceis, mas isso não pode ofuscar os momentos que tive na KRT. Tem sido uma viagem alucinante e algo que nunca esquecerei”.
Classificação WorldSBK Corrida 2 ; Classificação Campeonato WorldSBK
Classificação WorldSSP Corrida 2 ; Classificação Campeonato WorldSSP