foto: WorldSBK
Destaques da Corrida 1:
Maria Herrera (Klint Forward Racing Team), pole position e líder do campeonato, garantiu a sua sexta vitória da temporada em Jerez, ampliando a sua vantagem sobre a rival Beatriz Neila (Ampito Crescent Yamaha), terceira classificada na linha de meta hoje.
Uma Corrida 1 repleta de ação garante que a disputa pelo título do WorldWCR será disputada até ao último minuto. Com tudo ainda em jogo na Corrida 2 de domingo, Herrera e Neila estão agora separadas por 15 pontos.
A fechar o pódio de sábado em segundo lugar e agora em terceiro na classificação, Chloe Jones, da GR Motosport, celebrou o seu quinto lugar consecutivo entre os três primeiros.

Numa corrida que foi reiniciada e reduzida para 9 voltas devido a um problema no procedimento de partida, as três primeiras classificadas no pódio e a wild card Paola Ramos (YVS Sabadell) revezaram-se hoje na liderança, numa batalha renhida.
A wildcard Ramos, de 18 anos, fez uma estreia incrível no WorldWCR no sábado, ficando entre as três primeiras desde o início. Sendo a primeira a cortar a meta, recebeu uma penalização de 3 segundos por ter feito contacto com Neila na penúltima volta, o que a rebaixou para a quarta posição.
A determinada Roberta Ponziani (Klint Forward Racing) conquistou o quinto lugar após uma chegada forte que lhe permitiu ultrapassar a francesa Lucie Boudesseul (GMT94-YAMAHA).
A australiana Tayla Relph (Full Throttle Racing) cruzou a linha num sólido sétimo lugar, à frente de um trio espanhol composto por Pakita Ruiz (PR46+1 Racing Team), Sara Sanchez (Terra&Vita GRT Yamaha WorldWCR Team) e Natalia Rivera (Terra&Vita GRT Yamaha WorldWCR Team), todas elas a marcar pontos valiosos em casa.
A wildcard Ramos marcou a volta mais rápida da corrida e garantiu a pole position para a Corrida 2 de domingo. Será acompanhada na primeira fila por Herrera e Jones, com Neila em quarto.
A queda na curva 13, com Jessica Howden (Team Trasimeno), na primeira volta, afastou infelizmente a sul-africana da corrida. A sul-africana foi declarada inapta para a Corrida 2, depois de ter sofrido uma fratura pélvica.

Maria Herrera (Klint Forward Racing Team)-P1: “Este é um resultado muito importante e que não estava à espera. Ontem tivemos um pequeno problema e eu não sabia como seria hoje. Fizemos uma mudança de configuração para a corrida e eu basicamente tentei gerir a situação e evitar erros. A corrida foi difícil, uma vez que a Bea, a Chloe e a Paola estavam muito rápidas, por isso foquei-me em gerir a minha posição em relação à Bea, pois o objetivo era terminar à frente dela. Todos nós lutámos muito hoje, mas acho que as batalhas foram bastante limpas, para ser honesta, pelo menos em comparação com alguns outros campeonatos – acho que a Paola mereceu a vitória hoje. Estou muito feliz com o resultado de hoje, de qualquer forma, este é o resultado que queríamos, mas sei que a Corrida 2 ainda será difícil.”
Chloe Jones (GR Motosport)-P2: “Uma corrida interessante; fiquei em quarto lugar durante uma boa parte dela e não consegui o ritmo dos três primeiros, por isso estou muito feliz com o resultado. Tivemos alguns problemas que queremos resolver amanhã, por isso vamos tentar algo no aquecimento, e depois estou entusiasmado para ver o que podemos fazer na última corrida da temporada. O objetivo principal é terminar em terceiro no campeonato como estreante do ano, mas também gostaria da minha primeira vitória, por isso, se conseguir as duas coisas, seria incrível. Vou dar tudo de mim e mais um pouco; não tenho nada a perder. Penso que vamos ver uma boa luta entre a Maria e a Beatriz pelo título;
Beatriz Neila (Ampito Crescent Yamaha)-P3: “Diverti-me muito na Corrida 1 e sei que dei o meu melhor. Senti-me rápido e cruzei a meta em quarto, mas o castigo da Paola levou-me ao pódio. Isso é importante, claro, porque significa que tenho outra oportunidade amanhã, uma vez que o campeonato ainda está em aberto. Para ser sincero, concordo com o castigo que o Ramos recebeu, porque este tipo de manobra é perigoso e, se não for controlada, todos podem começar a fazer algo semelhante. Quanto à Corrida 2, a minha estratégia continua a ser a mesma, apenas dar o meu melhor e tentar a experiência.”