foto: BMW Motorrad Motorsport
A BMW Motorrad Motorsport continuou a sua história de sucesso tanto nas corridas de fábrica como nas corridas de clientes em 2025, conquistando títulos, vitórias e pódios em todo o mundo. No Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WorldSBK), o piloto de fábrica Toprak Razgatlioglu (TUR) defendeu de forma impressionante o seu título de pilotos e foi mais uma vez coroado Campeão Mundial a bordo da BMW M 1000 RR da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team. Além disso, equipas e pilotos privados garantiram nada menos que 12 títulos adicionais nos campeonatos internacionais e nacionais mais importantes do mundo. A BMW M 1000 RR também provou ser mais uma vez única nas corridas internacionais de estrada deste ano.
Uma análise do WorldSBK, do Campeonato Mundial de Resistência da FIM (FIM EWC) e de vários outros campeonatos na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e Austrália mostra que os pilotos da BMW foram ainda mais bem-sucedidos em 2025 do que no ano anterior. No total, eles subiram ao pódio 411 vezes, conquistando 169 vitórias e 242 pódios adicionais. Isso significa que os pilotos de fábrica e os pilotos clientes da BMW mais uma vez superaram os números já excelentes do ano anterior. (371 / 142 / 229).
Sven Blusch (diretor da BMW Motorrad Motorsport):”Para trás ficam uma temporada que superou mais uma vez os nossos sucessos de 2024, tanto nas corridas de fábrica como nas corridas de clientes. A defesa bem-sucedida do título de Toprak no WorldSBK permanecerá inesquecível, com nada menos que 21 vitórias em 36 corridas. No Campeonato Mundial de Resistência da FIM, também estávamos a caminho do título numa final dramática até poucos minutos antes da chegada, quando um problema técnico impediu este sucesso potencialmente histórico para a BMW Motorrad World Endurance Team. Mas no próximo ano teremos outra oportunidade de nos tornarmos campeões mundiais também nas corridas de resistência. Nas corridas de clientes, pilotos e equipas privadas em uma ampla gama de séries em todo o mundo alcançaram consistentemente os melhores resultados e inúmeros títulos. Os pilotos da BMW também comemoraram outras vitórias sensacionais nas corridas de estrada. Todos esses sucessos nos enchem de orgulho – eles provam que a BMW M 1000 RR é uma verdadeira moto vencedora e que a nossa família global BMW Motorrad Motorsport está mais forte do que nunca.

Uwe Geyer (diretor da BMW Motorrad Customer Racing: “A BMW M 1000 RR é uma das melhores motos nas corridas internacionais – e esta temporada mostrou mais uma vez que os nossos clientes podem confiar nela em campeonatos em todo o mundo. Estamos orgulhosos de poder oferecer às equipas e pilotos privados um pacote tão forte. A versão de corrida da BMW M 1000 RR constitui uma excelente base e, com a nossa rede de apoio global, ajudamos os nossos clientes a converter este potencial em títulos e vitórias nos seus campeonatos. Os nossos componentes de corrida têm origem nos nossos esforços de corrida de fábrica e todos os nossos clientes em todo o mundo beneficiam da estreita cooperação entre as nossas equipas de fábrica, a BMW Motorrad WorldSBK Test Team e o nosso departamento de desenvolvimento.”
Os Campeões BMW de 2025
Campeonato do Mundo de Superbike da FIM – Toprak Razgatlioglu (TUR/ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team)
MotoAmerica Superbike – Cameron Beaubier (EUA/ Tytlers Cycle Racing)
MotoAmerica Superstock – Andrew Lee (EUA/ Orange Cat Racing)
BSB National Superstock 1000 – Ilya Mikhalchik (UCR / ROKiT BMW Motorrad)
Campeonato Francês de Superbike – Kenny Foray (FRA / Tecmas Racing Team)
Campeonato Espanhol de Superbike – Steven Odendaal (RSA / New2 Project)
IDM Pro Superstock Cup – Ricardo Brink (HOL / Masteroil-Alpha-Van-Zon-BMW)
Campeonato Europeu de Motos Francês – Julien Brun (FRA / La Roche Noir Moto)
Troféu Nacional Italiano 1000 – Francesco Ciacci (ITA / Team Crazy Old Men)
Campeonato Alpe Adria de Motociclismo Superstock – Equipa Mate Szamado (HUN/HRE))
SuperBike Brasil Master – Felipe Comerlatto (BRA / Mormaii Racing)
SuperBike Brasil Rookie – Cleber Caturra (BRA / APEX Racing)
SuperBike Brasil Light – Edu Moura (BRA / JD 43 HPA Racing)
Ilha de Man, Macau e mais: os pilotos da BMW dominam as corridas de rua mais importantes do mundo.
Mais uma vez na temporada de 2025, não havia como superar os pilotos da BMW nas corridas de estrada internacionais. A ação começou com a North West 200, onde a BMW M 1000 RR conquistou vitórias em todas as cinco corridas. Davey Todd (GBR) garantiu três vitórias, enquanto Michael Dunlop (GBR) venceu as outras duas provas. Além disso, Todd, Peter Hickman e Ian Hutchinson (ambos da GBR) conquistaram outros pódios. No lendário Tourist Trophy da Ilha de Man, Todd e Dunlop conquistaram a dobradinha na Superbike TT, e ambos os pilotos também subiram ao pódio nas duas corridas da Superstock. A Senior TT, na qual os pilotos da BMW estavam entre os principais favoritos, foi cancelada devido às condições meteorológicas. O mundo do desporto automóvel vira então as suas atenções, em Novembro, para o Grande Prémio de Motociclismo de Macau, que encerra a temporada. Aí, os pilotos da BMW obtiveram um resultado excecional, com Todd a conquistar a vitória à frente de Hickman e Erno Kostamo (FIN).

































