- Pub -
foto: SMG

O pentacampeão do Rali Dakar, Nasser Al Attiyah, lidera o Rali Dakar 2026 na metade da prova, enquanto o evento de automobilismo mais difícil do mundo chega à capital da Arábia Saudita, Riade, para o tradicional dia de descanso no meio do rali. Após seis etapas exigentes, cobrindo quase 1000 quilómetros de corrida competitiva pelo terreno rochoso e arenoso da Arábia Saudita, as equipas chegam a Riade antes do início das decisivas sete etapas finais no domingo.

Al Attiyah assumiu a liderança geral ao vencer a difícil etapa de 326 km de Ha’il a Riade, terminando à frente do seu companheiro de equipa da Dacia Sandriders e nove vezes campeão do WRC, Sébastien Loeb. À medida que a semana de abertura da sétima edição do Dakar, realizada na Arábia Saudita, chega ao fim, ela proporcionou exatamente o que os fãs do automobilismo esperavam: muito drama, terreno extremo e uma competição acirrada, com cinco vencedores de etapas diferentes e a liderança geral mudando de mãos quatro vezes.

Para Al Attiyah, a corrida de Ha’il a Riade marcou a 49.ª vitória de etapa da ilustre carreira do catariano no Dakar, prolongando uma extraordinária série de 19 Dakars consecutivos em que conquistou pelo menos uma vitória de etapa.

«Hoje trabalhei muito», disse Al Attiyah. «Nos primeiros cinco dias, fui com calma, mas hoje tentámos acelerar. O carro está a funcionar muito bem. É fantástico estar na liderança. Tentámos gerir tudo sem problemas, tivemos alguns furos e o dia da maratona não foi fácil. Mas estamos felizes e precisamos de manter esta estratégia para a próxima semana.»

O rali começou de forma espetacular nas margens do Mar Vermelho, em Yanbu, a 2 de janeiro, onde o piloto da X-Raid Mini, Guillaume de Mévius, conquistou a vitória na etapa de abertura ao lado de Mathieu Baumel. O regresso do copiloto francês ao Dakar, apenas um ano depois de ter perdido a perna direita num acidente, tem sido uma das histórias mais inspiradoras da edição de 2026.

A intensidade da competição na classe T1 Ultimate destacou porque a Arábia Saudita se tornou o lar perfeito para o Dakar, com o rali agora a transformar-se numa batalha a três entre os fabricantes Toyota, Ford e Dacia. A Toyota conquistou três das seis vitórias de etapa até agora, e Henk Lategan está apenas seis minutos atrás de Al Attiyah na classificação geral, enquanto três pilotos da Ford Raptor — Nani Roma, Carlos Sainz e Mattias Ekström — ocupam as três posições seguintes.

Houve desilusão para o saudita Yazeed Al Rajhi, que foi forçado a abandonar na Etapa 4 Maratona entre Al Ula e o Bivouac Refuge após sofrer vários furos. O vencedor de 2025 esperava conquistar a segunda vitória consecutiva em casa, mas a sua saída precoce apenas destaca a natureza implacável do terreno que define o Dakar na Arábia Saudita.

Na categoria de motos, o atual campeão Daniel Sanders continua no topo da classificação pela Red Bull KTM, apesar de ter conquistado apenas uma vitória de etapa até agora. Uma penalidade de seis minutos na etapa 6 por infringir o limite de velocidade reduziu a vantagem do australiano para apenas 45 segundos, com o piloto da Monster Energy Honda, Ricky Brabec, e Luciano Benavides, da KTM, em perseguição acirrada.

Com Riade proporcionando um momento para se recompor e se reorganizar, a decisiva segunda semana do Rally Dakar começa no domingo, 11 de janeiro, onde as vastas paisagens da Arábia Saudita, a navegação técnica e o ritmo acelerado decidirão novamente quem conquistará a vitória na maior competição de rally raid do mundo.

Classificação Dakar Rally 2026

- Pub -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui