foto: Aprilia Racing
A Aprilia Racing teve um sábado/madrugada em Portugal emocionante, no circuito de Phillip Island, na Austrália, com duas RS-GP25 no pódio. Marco Bezzecchi aproveitou a velocidade que tinha mostrado na sexta-feira. Depois de perder a pole position por apenas 31 milésimos de segundo, o piloto italiano fez uma forte partida, garantindo a vitória com uma ultrapassagem decisiva a quatro voltas do final. Esta foi a sua terceira vitória na temporada, depois de Misano e Mandalika.
MARCO BEZZECCHI (#72 Aprilia Racing)-P1: ” Estou feliz; foi uma grande corrida. Arranquei bem e consegui manter a minha posição nas primeiras voltas. Depois, o Raúl e eu conseguimos abrir vantagem. Não queria forçar demasiado os pneus no início, pois sabia que as últimas cinco voltas com os macios seriam exigentes. Infelizmente, ao tentar alcançar o Raúl, cometi um pequeno erro na curva 10 e perdi um pouco a pista. Mas consegui gerir bem os pneus e, quando voltei a forçar, estava rápido. Foi realmente uma corrida fantástica.”
Raúl Fernández teve um desempenho soberbo pela Trackhouse MotoGP Team, com mais uma excelente corrida: quarto na qualificação e segundo na linha de chegada no sprint, garantindo o seu segundo pódio da temporada na MotoGP, depois de Mandalika.
Raul Fernandez (#25 Trackhouse Racing)-P2: “ Estou feliz. Tentei dar o meu melhor e foi muito importante fazer um bom arranque. Fiquei logo em segundo e, quando vi o Alex (Márquez) abrir um pouco a pista, ultrapassei-o. Tentei relaxar enquanto liderava e aproveitei o momento, conduzindo a minha moto. Foi fantástico, porque correu tudo bem. Quando vi o Marco (Bezzecchi) a aproximar-se e a ultrapassar-me, só queria segui-lo, mas acho que talvez tenha forçado um pouco demais no início da corrida e destruído o pneu traseiro. Só queria terminar bem a corrida – conquistar mais um pódio na Sprint é muito importante para mim, para a minha equipa e também para a Aprilia, que está a fazer um excelente trabalho. Se me tivessem dito que teria conseguido estes resultados há três corridas, não acreditaria, por isso não poderia estar mais feliz. Somos muito consistentes, podemos pilotar sozinhos e liderar a corrida, o que significa que estamos a trabalhar bem.
Lorenzo Savadori, que substituiu Jorge Martín, enfrentou um Q1 difícil após uma queda forte ao tentar evitar um piloto mais lento à sua frente. Os exames médicos confirmaram posteriormente que estava ileso, permitindo-lhe competir na corrida sprint – embora não em plena forma física –, na qual terminou em décimo sétimo lugar.
Lorenzo Savadori (#32 Aprilia Racing)-P17: “Foi uma corrida bastante exigente porque, na qualificação, após uma manobra do Brad Binder, que travou bruscamente à minha frente, tive de fazer uma manobra evasiva e sofri uma forte queda. No sprint, ainda sentia os efeitos fisicamente, por isso foi difícil. Ainda assim, foi um grande dia – ver duas Aprilias em primeiro e segundo lugar é muito gratificante.”
Fabiano Sterlacchini ( Diretor Técnico): “ Foi um dia muito positivo, tanto para a Aprilia, que conquistou a dobradinha, como para a Trackhouse MotoGP Team, que começa agora a beneficiar de todo o trabalho árduo até ao momento. Estou muito satisfeito por nós e por toda a equipa, porque o Marco tem um objetivo importante para a equipa, consolidar o segundo lugar no Campeonato de Construtores e também tentar lutar pelo terceiro lugar na classificação de Pilotos. A corrida de domingo será ainda mais desafiante, dada a dupla penalização por volta longa, mas o objetivo é alcançar o melhor resultado possível.