- Pub -
foto: nicomenijes / Depositphotos

Há quem goste ouvir música toda a noite, já que certos tipos de música podem ajudar a relaxar e a adormecer.

Ter um som de fundo também pode ser útil para quem vive em ambientes barulhentos.

Porém, há riscos em manter objetos sobre, ou no interior, dos ouvidos durante toda a noite: podem surgir vários problemas capazes de causar danos, a curto ou longo prazo, na saúde do ouvido, explica o BGR.

Assim, talvez valha a pena pensar duas vezes antes de meter os auscultadores para dormir, e apostar noutras estratégias para ajudar a ter um sono reparador — ou, pelo menos, encontrar formas mais seguras de os usar.

E já que estamos a falar de melhorar os seus hábitos de sono, também não é uma boa ideia dormir com a televisão ligada a noite inteira. Aparentemente… engorda.

Dormir com auscultadores pode ter consequências pouco desejáveis. A audição fica parcialmente “bloqueada” enquanto se ouve música ou outro conteúdo áudio, o que significa que pode não ouvir um alarme de incêndio ou alguém a gritar em caso de emergência.

Pode ainda ocorrer necrose quando os auscultadores não se ajustam bem ou quando se dorme com eles demasiado pressionados contra a pele. A obstrução do fluxo sanguíneo faz com que as células da pele morram, podendo originar lesões e zonas de tecido com aspeto necrosado.

Ao usar auscultadores, também pode ficar retida humidade dentro do ouvido, o que favorece o aparecimento de infeções. Isto pode resultar em dor, saída de pus e problemas de audição.

Se os auscultadores ou earbuds impedirem a saída natural da cera, esta pode acumular-se no canal auditivo e ficar bloqueada. Nessa situação, será necessário recorrer a um médico para a remover.

Então e as alternativas?

Uma coluna ou altifalante externo pode oferecer benefícios semelhantes ao nível do relaxamento e da atenuação de ruídos indesejados, sem os mesmos perigos de dormir com auscultadores.

Ainda assim, é importante garantir que o volume não é tão alto que o impeça de ouvir sons importantes em caso de emergência.

Os especialistas em sono têm muitas recomendações para melhorar a qualidade do descanso, sobretudo se dorme com os auscultadores precisamente por sentir dificuldade em em adormecer.

Manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, exercício físico regular e uma rotina de sono consistente, contribui muito para noites mais reparadoras.

Práticas de meditação antes de se deitar podem ajudar a acalmar, de forma semelhante à música suave. Pode até ouvir essa música enquanto medita, preparando o corpo e a mente para o sono.

Também é importante criar um ambiente propício a uma boa noite de sono: manter o quarto escuro, com uma temperatura mais fresca, ajuda. Evite consumir cafeína ao fim do dia. Se possível, tente não dormir com o animal de estimação na cama, sobretudo se for muito irrequieto durante a noite.

Por fim, preocupar-se em excesso com o próprio sono pode tornar ainda mais difícil descansar bem. Tente não analisar demasiado os seus padrões de sono e permita que o sono surja de forma mais natural.

ZAP //

- Pub -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui