- Pub -
foto: José Sena Goulão / Lusa

O ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, afirmou que Espanha concluirá as ligações ferroviárias de alta velocidade às fronteiras de Tui e Badajoz muito antes de Portugal terminar a sua parte dos projetos comuns.

Em entrevista à rádio SER, o governante dedicou mais de uma hora ao tema da ferrovia e sublinhou que Madrid está “muito adiantado” face a Lisboa, sobretudo no eixo da Extremadura. “Teremos os trabalhos de casa feitos muito antes dos portugueses”, afirmou.

Sobre a linha Lisboa-Madrid, Puente reiterou que Espanha tem o compromisso de concluir, até 2030, a ligação entre a Madrid e Badajoz, junto à fronteira. Para Portugal, o ministro aponta um horizonte apenas entre 2032 e 2034 para finalizar a parte restante da ligação, admitindo que Madrid poderá chegar ao limite fronteiriço sem que o lado português esteja pronto.

No que toca à ligação Porto-Vigo, o ministro espanhol mantém a mesma visão crítica: “Portugal está a trabalhar na ligação Lisboa-Porto e neste momento não está a começar nada para o Norte, nem tem nada feito nem planificado.” Segundo Puente, Espanha poderá alcançar a fronteira de Tui antes que Portugal avance com a sua componente do projeto.

Apesar das críticas aos atrasos de Portugal, Óscar Puente elogiou a “boa disposição” portuguesa e comparou positivamente a cooperação lusa à francesa, que considera mais difícil.

A entrevista do responsável espanhol acontece semanas depois de Portugal e Espanha terem assinado, a 30 de outubro, um acordo para assegurar viagens diretas Lisboa-Madrid em cerca de cinco horas até 2030, usando infraestruturas mistas de alta velocidade e linha convencional. O objetivo de reduzir o percurso para três horas é apontado para 2034, dependente de novos investimentos.

Portugal comprometeu-se, entre outros pontos, a concluir os estudos da Terceira Travessia do Tejo até 2027 e a finalizar a linha Évora-Caia em 2025, com entrada em operação em 2026.

ZAP //

- Pub -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui