foto: Honda HRC
A Honda HRC tem o orgulho de anunciar uma nova colaboração com o seis vezes campeão mundial de SBK e ex-piloto da Honda, Jonathan Rea, que se juntará à fabricante japonesa como piloto de testes da HRC em 2026.
O piloto de 38 anos dispensa apresentações. O piloto mais bem-sucedido de todos os tempos do WorldSBK, com seis títulos mundiais, 119 vitórias e 264 pódios, Rea é incomparável em suas conquistas e recordes no cenário das motos derivadas de produção.
De 2015 a 2020, Rea literalmente dominou o WorldSBK, garantindo o título do campeonato em seis temporadas consecutivas, um feito que provavelmente não será repetido tão cedo.
Significativamente, o piloto da Irlanda do Norte passou os seus anos de formação em máquinas Honda. No início da sua carreira profissional, Rea passou três anos produtivos com equipas Honda no campeonato britânico de Superbike, terminando a temporada de 2007 como vice-campeão. No ano seguinte, mudou-se para o WorldSSP com a Ten Kate Honda e novamente terminou o ano em segundo lugar na classificação geral. Este resultado levou-o a subir para o WorldSBK na temporada de 2009, novamente com a Honda, e a sua colaboração com o fabricante japonês continuou até ao final de 2014. Durante esse tempo, acumulou 42 pódios, 15 dos quais foram vitórias em corridas. Estas conquistas colocaram-no em terceiro lugar na lista de pilotos Honda mais bem-sucedidos de todos os tempos no WorldSBK.
Depois de decidir se aposentar das corridas profissionais no final de 2025, Jonathan Rea está em busca de um novo desafio – que agora encontrou com o que marca um retorno histórico à Honda. Rea está ansioso para trazer sua experiência e conhecimento incomparáveis para o projeto Honda HRC Superbike, enquanto a fábrica não apenas reconhece o imenso valor de um piloto do calibre de Jonathan, mas também demonstra seu firme compromisso em fortalecer sua presença na categoria.
Ambas as partes estão entusiasmadas com o que esta colaboração significa e com os resultados que pode trazer em 2026 e nos anos seguintes.
Jonathan Rea: “Desde o momento em que a HRC partilhou os seus planos e o novo papel que imaginavam para mim, fiquei imediatamente entusiasmado por perceber como poderia contribuir. Sinto que é um momento de volta ao ponto de partida regressar à Honda, o fabricante com o qual ganhei a minha experiência inicial no WorldSBK e a minha primeira vitória na categoria. Embora o meu papel seja bastante diferente do que estou habituado como piloto a tempo inteiro, estou muito motivado para abraçar este novo capítulo. O meu objetivo é trazer toda a experiência e conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira e usá-los para apoiar o desenvolvimento da CBR1000RR-R e da equipa de fábrica da Honda HRC da melhor maneira possível. Também estou muito feliz por voltar a trabalhar com Chris Pike, o gestor de projeto da equipa de testes da Honda HRC e meu antigo chefe de equipa, com quem partilho ótimas memórias e respeito mútuo. Trabalhando juntos como uma equipa, estou confiante de que podemos construir algo verdadeiramente positivo para o futuro. Mal posso esperar para começar.”
Yuji Mori (Gestor da equipa Honda HRC): “Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas ao Jonathan de volta ao nosso projeto WorldSBK e à família Honda. Ter o piloto mais bem-sucedido da história do WorldSBK a juntar-se a nós numa função tão importante como a de piloto de testes da HRC é verdadeiramente significativo para todos nós e, acreditamos, para a própria série. Jonathan começou a sua carreira internacional com a Honda e vê-lo regressar agora com tanta riqueza de conhecimentos e experiência torna esta colaboração especialmente valiosa e sublinha o nosso compromisso total e contínuo com o projeto Superbike. A sua contribuição será importante à medida que continuamos a desenvolver o nosso programa e a trabalhar para trazer a Honda de volta ao nível que pretendemos no campeonato.”

































