foto: Honda HRC
O Circuito do Estoril, em Portugal, é o palco da décima primeira ronda do WorldSBK – o penúltimo evento da temporada de 2025 – e promete ser um fim de semana importante para a equipa Honda HRC. O piloto de testes da Honda HRC, Tetsuta Nagashima, também participará na próxima ronda como wildcard.
Iker Lecuona recebeu alta da sua equipa médica, o que significa que, desde que seja considerado apto para competir pelos médicos do circuito na quinta-feira, ele estará de volta à garagem com o seu companheiro de equipa Xavi Vierge, após ter falhado as duas últimas rondas. Um incidente durante o fim de semana de corrida no Balaton Park resultou numa cirurgia ao braço e num período de recuperação necessário, razão pela qual o espanhol esteve fora de ação nas últimas semanas.
Nesta que é a sua última temporada com a Honda HRC Team, tanto Vierge como Lecuona estão determinados a terminar em grande. Lecuona, que subiu ao pódio na corrida de abertura do ano passado no circuito português, terá necessariamente de ir passo a passo, recuperando gradualmente a sua sensação com a CBR1000RR-R a partir das sessões de abertura de sexta-feira. Vierge, que garantiu um sólido sexto lugar na Corrida 2 em 2024, dará o seu melhor para melhorar ainda mais a sua pontuação. O wildcard Tetsuta Nagashima, por sua vez, concentrar-se-á em recolher dados importantes para apoiar o trabalho de desenvolvimento contínuo da Honda HRC.
Situado perto da cidade costeira do Estoril e a apenas cerca de 30 km da capital, Lisboa, o Circuito do Estoril faz a sua sétima aparição no calendário do WorldSBK. O circuito tem 4182 metros de comprimento e incorpora uma reta de quase 1 km, bem como quatro curvas à esquerda e nove à direita. As condições meteorológicas poderão influenciar a ação do fim de semana, tendo em conta que esta ronda se realiza no outono.
Xavi Vierge (#97 Equipa HRC):” Estoril vem logo antes de Jerez para a reta final da temporada. Temos boas recordações desta pista do ano passado, por isso estamos ansiosos por mostrar o nosso verdadeiro potencial. Espero que possamos encontrar algo mais em termos de aceleração para podermos lutar mais perto do topo, porque nesse caso temos o ritmo para isso. Por isso, sim, estou muito feliz por entrar nesta ronda e nestes eventos consecutivos, para terminar a temporada da melhor forma possível. O objetivo é terminar o campeonato com o melhor resultado para a Honda o objetivo deste projeto.”
Iker Lecuona (#7 Equipa HRC): ” Após a cirurgia no final de julho (dia 29), tudo correu como esperado com a minha recuperação. Particularmente nas últimas três semanas, fiz bons progressos em termos de força e rotação do braço e tenho trabalhado todos os dias para melhorar. Todos os exames médicos realizados ao longo deste período confirmaram que tudo está a progredir bem. Na segunda-feira passada, viajei de Andorra para Valência para um exame final, e os médicos deram-me autorização para tentar regressar em Estoril. Dito isto, vou levar as coisas com muita calma, tratando-as como um teste e sem expectativas particulares, e depois veremos como corre o fim de semana. Obviamente, sei que não posso lutar pelo pódio como fiz no ano passado, mas quero muito terminar a temporada da melhor maneira possível para a Honda e para a minha equipa.”