foto: WorldSBK
As 18 voltas da WorldSSP viram a liderança mudar de mãos oito vezes. Valentin Debise (Renzi Corse) conquistou a vitória na bandeira quadriculada por quatro décimos de segundo, depois de liderar doze voltas.
A luta na frente viu os pilotos da Yamaha BLU CRU Evan Bros Team, Can Oncu e Alberto Surra, liderarem as primeiras voltas antes de Debise chegar à frente pela primeira vez na volta 4. Nessa altura, Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing) estava firmemente na luta, depois de ter feito uma partida relâmpago da quinta fila do grid.
Nas últimas voltas, Debise, Manzi e Oncu conseguiram ultrapassar o resto do grupo da frente. O trio dividiu o pódio, terminando com quase dois segundos de vantagem sobre Philipp Oettl (Feel Racing WorldSSP Team), Lucas Mahias (GMT94-YAMAHA) e Alberto Surra.
Tom Booth-Amos (PTR Triumph Factory Racing) sofreu uma queda grave na curva 6 nas últimas voltas. O piloto britânico, terceiro na classificação, estava a disputar a oitava posição com Jaume Masia (Orelac Racing Verdnatura) quando caiu e terminou fora dos pontos.
Uma penalização de três posições na grelha fez Raffaele de Rosa (QJMOTOR Factory Racing) cair para o sétimo lugar na grelha de partida. O italiano terminaria em nono, conquistando a honra de ser o piloto líder do WorldSSP Challenge.
Roberto Garcia (GMT94-YAMAHA) fez a volta mais rápida e será recompensado com a pole position para a Corrida 2, à frente de Debise e Oncu.
P1 – Valentin Debise (Renzi Corse): “Estou muito satisfeito. A minha primeira vitória foi em Aragon e esta pista é completamente diferente. É ótimo vencer aqui. Ontem tive algumas dificuldades, mas fizemos boas alterações e senti-me confortável logo no início da corrida. Quando vi os outros a lutarem e o ritmo a diminuir, passei para a frente e dei o meu melhor até ao fim. Consegui abrir uma pequena vantagem e mantê-la até à vitória.”
P2 – Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing): “Foi uma corrida muito boa! Ontem foi mais difícil do que eu esperava, mas a equipa trabalhou arduamente durante a noite e demos um grande passo esta manhã. Tive boas sensações e gostei da luta. Vim aqui para ganhar, não para terminar em segundo, mas nesta fase do campeonato ainda é um bom resultado. Vamos trabalhar esta noite para tentar lutar pela vitória amanhã e depois veremos como podemos lidar com o resto.”
Classificação corrida 1 WorldSSP