Em março a cidade do Porto volta a dar ênfase às Camélias, património cultural e natural da cidade, dedicando-lhe um conjunto de atividades que as glorificam, na semana de 5 a 12 de março.

O evento surge no seguimento da criação da marca, “Porto. Cidade das Camélias” em 2015, que criou raízes ainda mais fortes entre a cidade e a flor. O ponto mais relevante do festejo é a XXI Exposição de Camélias do Porto, que terá lugar na Casa de Serralves, e surge de uma parceria entre o Porto Lazer, o Pelouro do Ambiente da Câmara do Porto e o Porto Lazer.

O certame é inaugurado de forma oficial a 3 de março, com o lançamento do livro “Em torno de camélias, com um Porto”, às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A XXI Exposição de Camélias abre portas ao público dia 5 de março, pelas 14,30 horas e até às 18 horas do dia seguinte. Seguindo o tema “Porto aberto ao mundo. Desafios do Século XXI na Exposição XXI”, a exposição valoriza o tradicional elegendo a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa” e a “ Melhor Camélia”, para além de premiar este ano pela primeira vez, a “Melhor Decoração de Mesa” e o “Melhor Arranjo Floral”.

O programa da Exposição inclui ainda uma Mostra de Trabalhos Escolares, o tradicional Mercado da Camélia, assim como várias oficinas em torno desta flor.

O evento espalhar-se-á pela cidade, em jardins, praças, museus, teatros, igrejas, fundações, universidades, palácios e outros locais, com mais de quatro centenas de iniciativas, entre as quais se destacam: exposições, palestras, concertos de música, conferências e oficias.

Com propostas para todo o tipo de idades, o público infantil também será contemplado, podendo participar num workshop de cozinha dinamizado por Saphir Cristal, a 5 de março, no Mercado do Bom Sucesso, numa oficina de impressão, a realizar segunda-feira, 7 de março, na Associação de Gravura do Porto, ou num atelier de pintura de azulejos, dia 10, no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

Para encerrar o certame, dia 12 de março irá realizar-se na Praça do General Humberto Delgado uma festa com o tema “Flower Power”, onde não faltará oficinas de conto, música e performances inesperadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui