No próximo ano letivo e tal como foi anunciado pela Câmara Municipal de Gondomar, todos os alunos do 1ºciclo terão manuais gratuitos. A decisão foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário esta semana.

Em comunicado o Município de Gondomar afirma que é “Tendo em consideração que o custo dos livros nos orçamentos familiares é, no arranque do ano letivo, um fator crítico de desestabilização da economia doméstica e que se consubstancia em desigualdades entre as crianças” decidiu pagar “na íntegra os livros do 1.º ciclo a todos os alunos das escolas públicas do município”.

Ao todo serão abrangidos por esta medida cerca de 5000 crianças, libertando os encarregados de educação de qualquer investimento, assim “as escolas indicam à câmara quais os livros escolhidos e a câmara compra-os”, garantindo que todos os alunos terão livros logo no início do ano letivo.

Esta iniciativa não altera as bases do Plano Estratégico de Ação Social, no entanto foram necessários, segundo o comunicado, algumas alterações. Tal como em anos anteriores “Os alunos carenciados na obtenção do material didático necessário ao desenvolvimento das atividades curriculares continuarão a ser apoiados através da Ação Social Escolar”.

A Câmara de Gondomar segue assim a Câmara de Gaia que já mantém esta iniciativa há uns anos.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.