No passado dia 27 de Março comemorou-se o dia Mundial do Teatro, uma data festejada com variados espetáculos por todo o país, alguns deles com entrada gratuita.

A arte de representar, o Teatro é comemorado desde 1962, uma data marcada pela iniciativa das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, que todos os anos difunde pelo Instituto Internacional do Teatro, uma mensagem escrita por uma figura ligada ao mundo do teatro.

Este ano a mensagens foi elaborada por Brett Bailey, dramaturgo e encenador do Sul Africano que levanta uma questão bastante relevante no contexto atual do mundo da arte: “Estaremos nós, os artistas do palco, em conformidade com as exigências dos mercados higienizados ou será que têm medo do poder que temos para limpar um espaço nos corações e no espírito da sociedade, reunir pessoas, para inspirar, encantar e informar, e para criar um mundo de esperança e de colaboração sincera?”

Certamente em Portugal, nas diversas iniciativas criadas, esta foi uma das questões presentes na mente dos que amam o teatro, e que puderam nesse dia assistir a um espetáculo gratuito ou a um preço reduzido.

Assim podemos registar o espetáculo ‘Boeing Boeing’, com Sofia Ribeiro, Patrícia Tavares, Melânia Gomes, Elsa Galvão, Luís Esperteiro e João Didelet, numa sessão especial para invisuais que ocorreu no Teatro da Trindade.

No Teatro Nacional D. Maria II, este dia foi comemorado com um espetáculo indicado para crianças ‘A Porta’ e um outro para o público adulto “No Tempo em Que os Instrumentos Falavam” com Joana Amorim, Joana Bagulho e F. Pedro Oliveira.

A norte, no teatro Nacional de São João, na cidade do Porto este dia foi marcado pela atribuição da medalha de mérito a três personalidades – o encenador Ricardo Pais, e numa homenagem póstuma a Isabel Alves Costa e João Paulo Seara Cardoso.

Em Évora no Teatro Garcia de Resende, estriou o peça “Autos da Revolução”, com base em textos escritos por António Lobo Antunes, e encenação de Pierre-Etienne Heymann. Já no teatro das Figuras em Faro, aconteceu o espetáculo ‘Open Hamlet’.

Para aqueles que no dia Mundial do Teatro não puderam usufruir de um bom espetáculo, por todo o país, peças teatrais de qualidade estarão em exibição ao longo de todo o ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui