Comer seis vezes por dia, para além de ajudar a perder ou manter o peso saudável, também pode ter benefícios para a saúde, especialmente do coração.

O estudo realizado por investigadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, sugere que fazer seis pequenas refeições por dia pode reduzir o risco de morte devido a artérias obstruídas em mais de 30%, comparativamente a fazer três ou quarto refeições por dia.

Para este estudo, publicado em junho na Annals of Epidemiology, os investigadores analisaram 6.884 adultos que foram acompanhados ao longo de 14 anos, entre 1992 e 2006.

Os riscos parecem diminuir mesmo se a ingestão total de energia diária exceder os níveis recomendados de 2.500 calorias para homens e duas mil para mulheres.

Os cientistas acreditam que o corpo funciona melhor ao metabolizar pequenas quantidades de energia de cada vez, ao contrário do que acontece com as grandes refeições feitas muito espaçadamente.

As refeições muito espaçadas podem sobrecarregar o sistema metabólico, despoletando condições perfeitas para diabetes tipo 2 e grandes depósitos de gordura – fatores de risco chave para as doenças cardiovasculares.

Os investigadores advertem que fazer uma dieta de seis refeições por dia só é benéfico para a saúde do coração se esta for rica em frutas e vegetais e pobre em junk food – caso contrário, poderá significar aumento de peso, e dar azo a uma série de outros problemas de saúde.

Move

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui