A operação Onymous, levada a cabo pela Europol e pelo FBI, resultou no encerramento de 410 sites da ‘dark net’, redes escondidas que não aparecem nos motores de busca. De acordo com o comunicado da Europol, também foram detidas 17 pessoas.

 

A Europol e o FBI levaram a cabo uma operação conjunta que resultou no encerramento de 410 páginas ilegais, os chamados sites da ‘dark net’, ou ‘mercados negros’ escondidos na rede Tor, usados para venda e distribuição de armas e drogas.

Em comunicado, a Europol informa que a operação Onymous visava encerrar estas páginas e impedir a distribuição ou venda de artigos ilegais na ‘dark net’, redes secretas da internet que ficam de fora dos motores de pesquisa.

A operação, que envolveu 16 países europeus e os Estados Unidos, resultou na detenção de 17 vendedores e administradores de sites e na apreensão de mais de 800 mil euros em bitcoins e 180 mil euros em dinheiro, drogas, ouro e prata.

A rede Tor (The Onion Router) é uma rede criada para proteger a privacidade dos utilizadores, que acabou por se tornar num terreno propício para a criação de redes criminosas.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.