Começa a 26 deste mês a 3.ª edição do festival de cinema Porto/post/doc, que traz este ano, e pela primeira vez, as sessões para crianças.

Arranca dia 26 a edição 2016 do certame Porto/post/doc, sendo que esta é a primeira vez que o festival “dá lugar” na plateia aos mais novos. Aliás esta é a “grande novidade” da edição segundo Dario Oliveira, diretor do evento.

Com um orçamento a rondar os 130 mil euros e mais de 100 filmes a serem projetados no Teatro Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos, Dario Oliveira, espera que durante os nove dias do evento, se chegue aos 10 mil visitantes, depois de em 2015, o certame ter registado “sete mil”.

Na programação para os mais novos um dos filmes em destaque é o “Le Ballon Rouge” (O balão vermelho), uma película de 1956 do francês Albert Lamorisse, que foi aliás a inspiração da longa-metragem de animação “Up — Altas Aventuras”, que ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2010.

Para além dos filmes, a programação conta  também com oficinas para crianças e familiares. A expectativa da adesão desta faixa etária é grande, o diretor do certame afirma: “Espero que seja uma das secções mais concorridas deste festival. Vamos alargar o raio de ação e sair da Baixa do porto para ir às escolas”.

O Porto/post/doc vai ter este ano, uma outra novidade pela primeira vez será apoiado pela Região Demarcada dos Vinhos Verdes, através de um contributo financeiro para o Grande Prémio da competição do festival, que será de 3mil euros e ao qual concorreram 600 filmes.

Os ingressos para o festival custam quatro euros por sessão, sendo de dois euros para menores de 18 anos e maiores de 65 anos.

iPG

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui