foto: FIM Speedway
Parnitskyi desafiou um dia de chuva para arrasar num máximo de cinco corridas e vencer o Deluxe Homeart FIM SGP2 da Dinamarca – Vojens – na primeira noite do Fim de Semana dos Campeões, na casa do autódromo dinamarquês.
Com o seu rival polaco Wiktor Przyjemski a lutar contra a dor de uma recente lesão no tornozelo para terminar em 11º na classificação do meeting com seis pontos no campeonato, Parnitskyi passou de quatro pontos atrás da estrela de Lublin para terminar 10 pontos à frente na liderança.
O jovem dinamarquês Mikkel Andersen, de 17 anos, deu seguimento ao seu quarto lugar em 2024 e conquistou a medalha de bronze – terminando um ponto à frente do checo Adam Bubba Bednar, que conquistou a quarta posição.
Mas a noite pertenceu a Parnitskyi, que conquistou a maior vitória de um piloto ucraniano desde que o país se separou da União Soviética.
Mostrou nervos de aço no molhado na sua pista dinamarquesa para realizar cinco largadas impressionantes. O jovem de 18 anos emergiu como um dos talentos mais promissores do desporto e trouxe um raio de luz bem-vindo à comunidade de speedway do país numa altura em que enfrentam os horrores da guerra, com as corridas suspensas.
Parnitskyi ficou encantado por proporcionar aos adeptos ucranianos uma noite de celebração. Ele disse: “Espero que esta guerra acabe em breve e que o speedway regresse à Ucrânia.
“Estou muito feliz por ter feito o que tinha planeado. O plano era ganhar, e estou muito feliz por ter conseguido aqui em Vojens.
“Sempre tive dificuldades com os meus arranques aqui em Vojens. Decidi seguir um caminho completamente diferente em termos de configuração, e resultou. Os meus arranques foram excelentes, e estou feliz com isso.”
O heroísmo de Parnitskyi pode levá-lo a tornar-se o primeiro piloto ucraniano a tempo inteiro no Speedway GP nos próximos anos. Mas, para já, já espera outra disputa pelo título do SGP2 com Przyjemski em 2026.
Parnitskyi: “O Speedway GP será o meu objetivo, mas é claro que ainda sou jovem. A próxima temporada será muito interessante – a batalha entre mim e Wiktor.”
Przyjemski correu a sua primeira corrida desde que caiu no combate Bauhaus Elitserien do campeão sueco Lejonen, em Hallstavik, a 19 de agosto. A estrela nascida em Bydgoszcz considera-se uma sortuda por ter conseguido gravar a partida e conquistar uma valente medalha de prata.
Bydgoszcz: “Foi uma noite muito difícil para mim e, para ser sincero, não sinto que tenha perdido a medalha de ouro. Sinto que ganhei a prata. Senti dores nas duas pernas. Fiquei muito feliz por ter conseguido correr.
“Na última corrida, só pensava na cirurgia – preciso de me livrar deste metal da perna e aí ficarei muito aliviado. Foi uma noite muito difícil e as condições não ajudaram em nada.
“Parabéns ao Nazar. Lembro-me da nossa batalha no ano passado. Voltámos a lutar pelo ouro esta época e espero que seja assim na próxima.”
O medalha de bronze Andersen admite que se deleitou com as condições desafiantes na sua pista dinamarquesa, subindo do sexto lugar na classificação do SGP2 para o terceiro lugar, conquistando o terceiro lugar no Deluxe Homeart FIM SGP2 da Dinamarca – Vojens.
Ele disse: “É inacreditável. Eu estava em sexto antes desta etapa e não sentia que ia ganhar ou sequer terminar em terceiro. Era possível, mas eu sabia que precisava de ter a sorte do meu lado.
“Sou um piloto que gosta de pistas difíceis. Quando está demasiado lisa e escorregadia para mim, é aborrecido.” Preciso de algo um pouco mais difícil e técnico, por isso gostei.”
A celebrar 50 anos de corridas no Vojens Speedway Center, o Fim de Semana dos Campeões continua com o Campeonato do Mundo FIM SGP4 para as estrelas da categoria 190cc, dos 11 aos 13 anos, na manhã de sábado, às 11h00 (hora de Brasília).
O evento atinge o seu clímax épico com o Deluxe Homeart FIM Speedway GP da Dinamarca – Vojens, às 19h00, com o ícone polaco Bartosz Zmarzlik e o craque australiano Brady Kurtz a procurarem um título mundial histórico no Speedway GP.
Zmarzlik procura conquistar o sexto título mundial do FIM Speedway, igualando o recorde, e um quarto título sem precedentes em tantos anos, enquanto Kurtz procura tornar-se o primeiro piloto a conquistar o ouro na sua temporada de estreia no Speedway GP.

































