- Pub -

A Ribeira das Naus será brindada a partir de dia 6 de Novembro e até ao final do mês, com o Pop Galo de Joana Vasconcelos, uma mistura entre tradição e tecnologia.

O galo de Barcelos mede cerca de 10 metros de altura e pesa perto das quatro toneladas, com 17.000 azulejos e 16.000 leds, nasceu da criatividade de Joana Vasconcelos e foi chamado de  Pop Galo.

A escolha do nome está relacionada com a pop art, pelas cores evidenciadas pelas luzes led e pela relação com a tecnologia. “É o revisitar da cultura pop. A mistura de materiais inusitados que conjugados dão uma espécie de nova versão do nosso ambiente. Aqui, o que misturo são leds com azulejo, e são os leds que dão um lado tecnológico a este galo. E é a tecnologia que permite uma maior interação com o público”, afirmou a criadora.

A inauguração teve lugar no domingo, dia 6 de novembro na Ribeira das Naus, junto ao Tejo, local onde permanecerá até ao fim do mês, no âmbito do Web Summit Lisboa.

A tecnologia é um dos aspetos inovadores e centrais da obra, que terá música, com composições de Jonas Runa e que segunda a artista “É um galo tradicional durante o dia, com azulejos e que canta, e à noite é um galo do futuro, com luz e música”,

Esta é uma obra dinâmica oferecendo a quem se aproxima do Pop Galo , com um telemóvel e através de um código QR, acesso a toda informação inserida no site.

Para Joana Vasconcelos, é uma obra dinâmica, pela informação que vai ser acrescentada ao site e pelas viagens que fará pelo mundo pois é desmontável, divisível em oito partes, o que lhe confere mobilidade. “É uma obra que se vai construindo ao longo das viagens que faz e das pessoas que vão passando por ela”.

Quanto ao custo desta obra de arte, Joana Vasconcelos, ainda não consegue definir um valor, no entanto, confirma ter sido elevado, tendo sido possível a sua realização com o apoio de patrocinadores e apoiantes, como o Azeite Gallo.

iPG

- Pub -

Deixe o seu comentário