Alcanena recebeu a 12ª edição Festival de Jazz de Minde, durante 3 dias esta vila foi palco de grandes nomes desta vertente da musical.

A 12º edição do Jazzminde contou com dois palcos (Principal e Natura), um programa rico e variado que contou com grandes artistas, alguns deles internacionais. Com o reconhecimento do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, o festival apostou assim num palco ao ar livre e em várias ações de carácter social e didático.

O palco principal situado numa antiga fabrica abriu o festival, na noite de 3 de Junho com a participação dos portugueses Dead Combo cumprindo a promessa de “uma certa inovação só vista no Optimus Alive”. Por este palco passaram ainda Matt Schofield, considerado um dos melhores guitarristas ingleses, distinguido com o ‘British Blues Awards Guitarist of the Year’ 2010, 2011, 2012”, e o pianista norte-americano Cory Henri, dos Snarky Puppy.

Sábado foi marcado pela presença do campeão do mundo de acordeão, João Barradas, e o pianista João Paulo Esteves.

Pelo Palco Natura, situado ao ar livre e de acesso grátis, passou, sábado à tarde, a orquestra Molto Vivace, do Conservatório de Música Jaime Chavinha, em conjunto com coros das escolas de Minde, Alcanena, Porto de Mós, Mira de Aire, Pernes, Alcanede, dirigidos por Tiago Alves.

Neste mesmo palco, mas na tarde deste domingo seguir-se-ão quatro concertos, com a banda Dysfunktional, o Trio de Pedro Madaleno, a banda de Marco Santos e Fatsilla.

Na envolvência do palco natura os visitantes podem ainda visitar a Tenda das Artes, onde está patente a exposição ‘Três Cabides em Ensaios sobre o Jazz’, e onde ao longo destes três dias têm lugar ‘workshops’ sobre cerâmica com o artista José Siphioni, em pintura, com Romano Saraiva, e desenho, com José Gama.

A animação de rua tem também um papel importante neste certame e está a cargo dos Xaral’s Dixie e dos Omu Duo, grupo de animação circense que veio do México e seguirá depois para o Japão.

Até o final de domingo há muito Jazz por Alcanena, que não pode perder.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.