foto: Pirelli
O Campeonato Mundial de MotoGP está de volta após a pausa de verão para o Grande Prémio da Áustria, que acontecerá no próximo fim de semana no Red Bull Ring, em Spielberg. A alocação que a Pirelli decidiu disponibilizar aos pilotos da Moto2™ inclui dois pneus traseiros de desenvolvimento, um já conhecido e outro novo, a serem combinados com as opções dianteiras padrão: SC1 macio e SC2 médio.
· A solução traseira já conhecida pelos pilotos da Moto2™ é o pneu macio de desenvolvimento na especificação E0125, que foi introduzido em Silverstone e levado para três etapas subsequentes, incluindo a última em Brno, e tem sido o mais utilizado dos pneus traseiros, tanto nos treinos como na corrida. Este pneu usa o mesmo composto da banda de rodagem que o pneu macio SC0 padrão, mas adota uma estrutura diferente desenvolvida para melhorar a estabilidade e a consistência ao longo da distância da corrida. A nova opção é o E0126, um pneu com composto supermacio que faz a sua estreia na Moto2™ com base no amplo consenso obtido no Campeonato Mundial de Superbike, onde foi a opção mais escolhida nas três rondas em que foi utilizado. Mais uma vez, o composto do piso é o mesmo que o seu homólogo da gama, o SCX, mas com a estrutura inovadora já presente no E0125.
· A classe Moto3™ continuará a utilizar a alocação base adotada nesta temporada, composta por SC1 e SC2 para a dianteira e traseira, com oito pneus de cada opção para cada piloto.
Giorgio Barbier (Motorcycle Racing Director): “Em 2024, corremos no Red Bull Ring sem referências diretas e descobrimos que as soluções padrão tiveram um desempenho muito bom, mas também nos deixaram espaço para explorar opções mais macias. O circuito oferece pouca aderência e não é particularmente severo com os pneus. Prova disso foi que, no ano passado, todos os pilotos da Moto2™ usaram o SC0 macio na corrida, que era a solução mais macia disponível, e melhoraram o tempo médio da volta da corrida em um bom décimo. Tendo em conta esta informação, este ano decidimos manter o macio, mas substituir o médio por um supermacio, para ajudar os pilotos a encontrar mais aderência. Ambas as soluções são desenvolvimentos, para confirmar o feedback positivo recebido até agora e dar mais um passo em frente. O macio com especificação E0125 já foi utilizado com sucesso em quatro Grandes Prémios este ano e é, portanto, a opção familiar em que os pilotos podem confiar. A outra alternativa é o supermacio na especificação E0126, que está a fazer a sua estreia na Moto2™, mas já foi amplamente apreciado no Mundial de Superbike, onde foi a opção mais utilizada nas três rondas em que esteve presente. Ambos adotam uma nova estrutura concebida para garantir maior estabilidade e consistência de desempenho ao longo da distância da corrida, qualidades particularmente adequadas para um circuito como o austríaco, que é muito rápido, com curvas curtas e desacelerações repentinas. Também teremos de ficar atentos ao tempo, que na Áustria em agosto pode pregar algumas partidas, como aconteceu no ano passado, quando choveu e granizou no sábado, reiniciando a evolução da pista.”



































