- Pub -

Este fim de semana disputa-se o  Red Bull Grande Prémio dos E.U.A., em Laguna Seca, a pista do famoso saca-rolhas .

Eis as palavras dos protagonistas na conferencia de imprensa de apresentação do evento

Marc Márquez, -nunca correu em Laguna Seca, “Esperava menos curvas cegas. Parece uma pista muito diferente, mas veremos na moto. As curvas inclinadas, em particular, serão interessantes.” E respondendo a questões sobre como se sente por ser o líder do Campeonato, ele respondeu: “É claro que é bom para o motoGP, mas está tudo muito renhido. São apenas 37 pontos  a diferençana para o Valentino que vai em quinto.”

 Cal Crutchlow, que voltou a sofrer aparatosas quedas na última jornada em Sachsenring, está apostado em ir para a paragem de Verão com mais um forte resultado: “Tem sido uma boa primeira metade de época, e sem a minha queda de Barcelona talvez fosse ainda melhor. Em Sachsenring tivemos um forte resultado e espero continuar da mesma forma.” Quanto ao seu estado físico, disse: “Depois da queda senti-me adoentado, e sempre que comia ficava muito mal-disposto. Por isso fiz mais alguns exames, mas está tudo a recuperar bem.”

 Valentino Rossi, que foi protagonista da famosa batalha aqui em 2008 com Casey Stoner, quer melhorar o resultado da última corrida: “Gosto muito do circuito. É especial e diferente. No passado não foi uma das minhas melhores pistas, excepto em 2008. Sachsenring foi um bom fim-de-semana para mim, mas no domingo não fui suficientemente rápido, pelo que precisamos de mais um passo. Temos de compreender o nível do Dani [Pedrosa] e do Jorge [Lorenzo] – eu e o Cal não estamos muito longe, mas estamos um passo atrás.”

 Nicky Hayden, que venceu aqui em 2005 e 2006, disse que este será o seu último ano com a Ducati: “Os primeiros anos correram como planeado, o primeiro ano em particular foi um sonho. Não chegamos aqui na nossa melhor forma, mas espero fazer algo de bom antes da paragem de Verão. No próximo ano não volto ao MotoGP™ com a Ducati – não tenho a certeza do que vou fazer. Tenho opções interessantes.” Quando instado a dizer se a opção era na categoria rainha, ou noutro campeonato, ele brincou: “Não sei se a Repsol Honda me vai bater à porta. É claro que o MotoGP é onde tenho o coração, mas tenho de avaliar as opções. Infelizmente os resultados não foram os planeados ao longo dos anos, mas é assim.”

 Colin Edwards está em semelhante situação de incerteza quanto ao futuro, como o compatriota e começou a conferência de imprensa por sugerir que a equipa contratasse Hayden para fazer um “Team America”. Sobre os seus progresso e da equipa disse: “Parece que estamos a chegar lá, passo a passo. Em Barcelona a Bridgestone trouxe um pneu traseiro de que gostei e vamos ter o mesmo aqui. Também não tenho nada [para o próximo ano], mas a equipa está a trabalhar em algo que deve melhorar a prestação [acordo verbal com a Yamaha para aluguer de motores].” Como piloto mais velho do paddock, a questão sobre a motivação para continuar foi colocada e teve como resposta: “Adoro fazer cavalinhos!”

A conferência de imprensa foi muito animada, com vários a questionarem se Márquez tinha testado aqui de forma secreta com uma moto privada. O espanhol respondeu com um firme não, mas Crutchlow brincou dizendo que se ele for rápido desde os momentos iniciais “saberemos que esteve aqui há duas semanas.” Rossi também aconselhou o espanhol: “O Marc devia andar devagar este ano, aprender a pista, e depois ser rápido no próximo ano.”

 Outra curiosidade do fim-de-semana prende-se com o médico que vai declarar Lorenzo e Pedrosa aptos, ou não para correr; o médico também se chama Rossi, o que levou à brincadeira do italiano: “Para mim estão claramente inaptos!” Mas acrescentou que não há qualquer relação entre ambos.

 seamless yamahaCom o objectivo de seguir os passos da rival Honda, a Yamaha tem testado este tipo de tecnologia no Japão. Jarvis revela agora que a os pilotos de MotoGP™ da marca vai experimentar pela primeira vez a caixa de velocidades “seamless”. Tal pode acontecer num teste privado que a companhia vai levar a cabo em Brno a 6 e 7 de Agosto.

“Não sou piloto e o melhor era perguntarem-lhes a eles, mas pelo que compreendo a nossa caixa é extremamente boa; por isso, enquanto caixa de velocidades normal, é de nível muito elevado,” disse Jarvis numa conferência de imprensa na quarta-feira, na sede da Yamaha E.U.A., em Los Angeles. “A data de introdução da “seamless” definitiva ainda não está determinada. Já estamos a testar em pistas no Japão.”

“Vamos testar em breve com os pilotos de Grande Prémio e depois, tendo por base quando estivermos prontos – quando virmos que é uma verdadeira vantagem e que tem fiabilidade – vamos introduzi-la… Penso que a verão este ano.”

Quando questionado sobre se o componente será totalmente seguro para colocar em utilização esta época, Jarvis sublinhou que isso se trata de uma prioridade.

“A principal preocupação dos nossos engenheiros é a segurança dos pilotos,” continuou. “Com uma caixa de velocidades não nos podemos dar ao luxo de cometer erros. Cometemos um e custa pontos ao piloto, mas o mais importante é que o erro nos custaria o piloto, pelo que a Yamaha não a vai introduzir até ter 100% de certeza que está a funcionar mesmo bem e sem falhas.”

Sábado Treinos :

MotoGPFP4 18:25 – 19:10 ; MotoGPFP4 21:30 – 22:00 MotoGPQ1  22:10 – 22:25  MotoGPQ2  22:35 – 22:50

Moto2QP  14:05 – 14:50 h

Domingo Corridas :

 MotoGP  22:00 h

- Pub -

Deixe o seu comentário