foto: Aprilia Racing
O primeiro dia de treinos no Circuito Mobility Resort Motegi teve um início forte para a Aprilia Racing. Marco Bezzecchi enfrentou um FP1 difícil: primeiro, ele sofreu uma queda nos primeiros minutos na curva 1, depois sofreu uma segunda queda na curva 5, a cerca de 15 minutos do final, enquanto estava na sua segunda moto. Apesar de ter completado apenas algumas voltas pela manhã, Bezzecchi demonstrou grande confiança com a RS-GP25 durante os treinos, terminando a sessão em primeiro lugar e garantindo acesso direto ao Q2.
Após um FP1 forte, onde terminou em segundo, Jorge Martín sofreu duas quedas durante os treinos – a primeira na curva 5 e outra na curva 7 –, o que limitou bastante o tempo que ele tinha para melhorar os seus tempos de volta. Martín terminou a sessão em décimo terceiro lugar e terá de participar na Q1 no sábado.
Raúl Fernández, da Trackhouse MotoGP Team, também teve um desempenho notável, terminando os treinos em nono lugar e qualificando-se diretamente para a Q2 ao lado de Bezzecchi.
MARCO BEZZECCHI (#72 Aprilia Racing)-P1: “ O dia não começou da melhor maneira, mas conseguimos dar a volta por cima. Deixando de lado os dois erros da manhã, eu estava confiante e continuei a dar o meu melhor porque sentia uma ótima conexão com a moto. Estou muito feliz e quero agradecer a todos os rapazes da minha equipa que fizeram um ótimo trabalho a consertar as motos, especialmente a primeira, que estava bastante danificada.”
Jorge Martin (#1 Aprilia Racing)-P13: “ De manhã, senti-me bem, mas à tarde, não me senti confiante com a frente e caí duas vezes. As duas quedas custaram-me muito tempo de pista e, quando voltei, o time attack já estava a decorrer, por isso tive de sair com uma moto e uma configuração que nunca tinha experimentado antes. Mesmo assim, na primeira prova de velocidade, fiquei em quarto lugar, mas durante a segunda tentativa, houve muitas bandeiras amarelas. A sensação foi positiva, mesmo assim, e no sábado vamos tentar dar mais um passo em frente.”
Paolo Bonora ( Diretor de equipa): “ Foi definitivamente um bom começo para o Marco apesar de duas quedas pela manhã, ele recuperou a confiança à tarde. Ele registou o tempo mais rápido da sessão, demonstrando uma excelente sintonia com a moto. Infelizmente, com o Jorge, não conseguimos deixá-lo totalmente confortável com os travões e, após duas quedas à tarde, ele acabou por não conseguir passar para a Q2. Ainda temos mais uma sessão para melhorar a configuração antes do sprint e da corrida.