Na conferência de imprensa de quinta-feira, antes do Motul Grande Prémio do Japão, Marc Marquez, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Aleix Espargaro, Hiroshi Aoyama e Maverick Viñales falaram à comunicação social, quando se prepararam para o arranque de três corridas consecutivas, noturnas na Europa.
O jovem Campeão do Mundo da Repsol Honda Marquez tem a primeira oportunidade para renovar o título no domingo. Está calmo e confiante e falou sobre a difícil corrida de Aragão e acerca do desafio que o espera no Japão.
Marc Marquez (Repsol Honda Team) : “Quando se vê novamente a corrida de Aragão na televisão parece que fui estúpido em ter continuado com slicks, mas quando estava na pista pensei que apenas faltavam três voltas. Mas, os pneus arrefeceram e caí. É tudo uma questão de experiência.
Este fim-de-semana tenho a primeira oportunidade de ganhar o Campeonato e estou contente porque faltam ainda quatro corridas e isso é bom para mim. Vou encarar as coisas como uma corrida normal e tentar estar nas primeiras posições. É bom ter esta oportunidade na ronda caseira da Honda, mas não estou nervoso porque o meu objetivo é ganhar o Campeonato e não interessa quando é que isso acontece”.
Depois da queda em Aragon, Rossi , teve de ser levado para o hospital para realizar um TAC à cabeça depois de ter ficado inconsciente. O nove vezes Campeão do Mundo confirmou que está 100% recuperado e pronto para a luta em Motegi.
Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP): “Foi uma queda má, mas já estava bem na segunda-feira após a corrida em Aragão, por isso estou bem. No passado fiz boas corridas em Motegi e venci aqui o Campeonato em 2008. No ano passado estava à espera de mais, mas cometi um erro depois de uma boa partida e não consegui ficar entre os três primeiros. Por isso, tenho de melhorar este ano. É uma parte importante da temporada e todos estão na máxima forma”.
O vencedor da corrida de Aragon, Lorenzo, a sua primeira da época, vai tentar novo triunfo depois dos triunfos em Motegi no ano passado e em 2009.
Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP): “Já há uns tempos que estamos em boa forma, com bons resultados. Na segunda metade da temporada conquistei mais pontos do que qualquer outro piloto. Aragão foi fantástico, porque estava à espera de ficar atrás dos homens da Honda, mas finalmente conseguimos vencer a corrida. Agora estou a aproximar-me do segundo lugar no Campeonato. É impossível apanhar o Marquez agora, mas o meu objetivo é ficar entre os dois primeiros em todas as corridas”.
Depois do recente anúncio que irá ser piloto de fábrica da Suzuki em 2015, com o regresso do fabricante ao MotoGP, e depois do 2º lugar de Aragon, Espargaro declarou de forma entusiasmada:
Aleix Espargaro (NGM Forward Racing): “As últimas semanas estão entre as melhores da minha vida, especialmente a corrida de Aragon. Terminar em segundo lugar atrás do Jorge é como um sonho. É muito bom também este novo projeto com a Suzuki. Não vai ser fácil, porque temos de fazer muito trabalho com a mota, mas sinto que estou no melhor momento da minha carreira”.
O piloto caseiro Aoyama, falou sobre o orgulho de representar o Japão na classe rainha em Motegi este fim-de-semana, dizendo:
Hiroshi Aoyama (Drive M7 Aspar) : “Já estive no pódio quatro vezes aqui, por isso é uma boa pista para mim. No ano passado, terminei em 17º, mas este ano tenho uma nova mota e uma nova equipa e sei que posso divertir-me. Todos os meus amigos e família vão lá estar”.
Chega ao Japão depois de uma fantástica vitória em Moto2 em Aragão, Viñales vai correr com a Suzuki no MotoGP™ em 2015, campeão do Campeonato do Mundo de Moto3™ e actual piloto de Moto2™..
Maverick Viñales (Paginas Amarillas HP 40): “Estou muito contente, tive o melhor fim-de-semana da minha vida em Aragão. Venci a corrida e depois foi anunciado que vou mudar para o MotoGP com a Suzuki. Estou muito orgulhoso por estar envolvido neste projecto”.
Treinos 6ªfeira – 10 outubro
Moto3FP1 – 1:00 – 1:40h Moto3FP2 – 5:10 – 5:50h
MotoGPFP1 – 1:55 – 2:40h MotoGPFP2 – 6:05 – 6:50h
Moto2FP1 – 2:55 – 3:40h Moto2FP2 – 7:05 – 7:50h
Treinos sábado– 11 outubro
Moto3FP3 – 1:00 – 1:40h Moto3QP – 4:35 – 5:15h
MotoGPFP3– 1:55 – 2:40h MotoGPFP4 – 5:30 – 6:00h
MotoGPQ1 – 6:10 – 6:25h MotoGPQ2 – 6:35 – 6:50h
Moto2FP3– 2:55 – 3:40h Moto2QP – 7:05 – 7:50h
Treinos domingo– 12 outubro
Moto3WUP – 00:40 – 1:00h Moto2WUP – 1:10 – 1:30h MotoGPWUP – 1:40 – 2:00h
Corridas domingo – 12 outubro
Moto3RAC – 3:00h
Moto2RAC – 4:20h
MotoGPRAC – 6:00h