A partir de segunda-feira, regressa à cidade do Porto, depois de uma ausência de cerca de 20 anos, a figura lendária do polícia sinaleiro.

A figura do sinaleiro que faz parte da memória de muitos portuenses tem o regresso marcado para dia 29 de dezembro, numa iniciativa que engloba a promoção de proximidade policial. Uma vez que a função deste polícia decorre sempre no mesmo local, este acaba por criar um lugar na comunidade, sendo uma figura próxima de todos quantos têm como rotina a passagem a pé ou de carro, no local onde este desempenha funções.

Pelo que se conseguiu registar na passada terça-feira, dia em que foi apresentada aos portuenses esta novidade, a reação de condutores e até dos turistas tem sido muito positiva. Houve até quem se tenha dirigido ao polícia sinaleiro com o intuito de registar em fotografia, a volta desta figura tão característica do trânsito.

Segundo Jacinto Ferreira, subcomissário da Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano do Porto da PSP, este regresso promete uma gestão de trânsito mais eficaz e humanizada, assim como a revigoração da imagem da polícia de segurança pública (PSP) junto da população.

Para já o polícia sinaleiro vai desempenhar funções no entroncamento da Rua do Infante e da Avenida Gustavo Eiffel, em dois turnos específicos. Assim quem passar neste local entre às 7h30 e as 10h, e no final do dia entre as 17h e as 19h30, poderá ver no comando do trânsito o polícia sinaleiro.

Esta profissão encontra-se em vias de extinção em Portugal, a sua diminuição deve-se a implementação de semáforos e rotundas, no entanto, ao contrário do que aconteceu no Porto, em Lisboa este nunca deixou de marcar a sua presença.

Caso para dizer: – “seja benvindo Sr. Polícia sinaleiro”.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.