Serra do Caramulo é no fim de semana invadida por voluntários que têm como missão plantar vinte mil árvores para devolver o verde a zonas deixadas enegrecidas pelos incêndios nos concelhos de Tondela e de Vouzela.

No concelho de Tondela, 800 voluntários aderiram à campanha de reflorestação “Plantar o Caramulo”, lançada há um mês, inscrevendo-se numa plataforma digital criada para o efeito.

“A adesão foi muito boa, maior do que esperávamos”, disse à agência Lusa a vereadora da Câmara de Tondela Carla Pires, acrescentando que, atendendo ao número de pessoas envolvidas, ao invés das seis mil árvores inicialmente previstas, serão plantadas dez mil no sábado de manhã.

Esta ação pretendeu congregar um conjunto de movimentos cívicos, de voluntariado, que foram surgindo ao longo dos últimos tempos, na sequência dos incêndios do último verão. Dos concelhos abrangidos pela Serra do Caramulo, o de Tondela foi o mais afetado. Neste projeto, a autarquia tem como parceiros as Juntas de Freguesia, o Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro, os bombeiros, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Regimento de Infantaria 14.

Segundo Carla Pires, estão disponíveis para a plantação cerca de seis hectares de área ardida, onde serão colocadas as espécies consideradas adequadas a estas zonas, nomeadamente o carvalho português, a bétula, o medronheiro e a “pseudotsuga”.

Também no concelho de Vouzela, voluntários vão plantar dez mil árvores nas áreas ardidas, no sábado e no domingo, no âmbito da ação “Vamos Florestar Vouzela”. A autarquia estima que participem perto de cem pessoas em cada um dos dias. Esta iniciativa do município realiza-se em parceria com a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, no âmbito do seu projecto ProNatura, e conta com o apoio de uma entidade bancária que ofereceu as árvores ao concelho.

Agência Lusa
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.