foto: FIM 6DAYS
Durante a conferência de imprensa, foram partilhados detalhes sobre o percurso, as equipas participantes o plano de sustentabilidade, entre outras informações, com os meios de comunicação, convidados VIP e principais partes interessadas presentes.
A mensagem predominante de todas as partes que falaram sobre este importante evento para a região foi que será uma edição memorável, o que foi reforçado pelos seguintes comentários.
Federica Picchi ( subsecretária para o Desporto e Juventude da Região da Lombardia): “Agradecemos à Federação e a todos aqueles que, ano após ano, arregaçam as mangas para organizar esta competição que o mundo admira. O percurso é cativante e rico em beleza natural. A região da Lombardia dará uma contribuição significativa, justificada por números igualmente impressionantes: mais de trinta nações, setecentos atletas e mais de duzentos mil espectadores esperados. Também estendemos os nossos sinceros agradecimentos aos voluntários, que são o coração pulsante de todas as atividades desportivas na Lombardia. Gostaria também de agradecer aos conselheiros e ministros regionais presentes.»
Paolo Franco (Ministro Regional da Habitação e Habitação Social da Região da Lombardia): «A Lombardia continua a dar passos importantes no mundo do desporto, em grande parte graças ao empenho da subsecretária Picchi. Parabéns a ela pelo excelente trabalho que está a fazer para garantir os recursos necessários para a região. Os esforços de promoção turística de Bergamo são essenciais – hoje, uma das mensagens mais poderosas que podemos enviar é entregar um postal de Bergamo ao mundo. Esta é uma região cheia de paixão e determinação. O nosso apoio ao evento certamente não faltará.»
Fabio Muner (Diretor de Marketing e Digital da FIM): “Desde a sua criação em 1913, este é o primeiro campeonato a atingir um número tão elevado de edições. Bergamo já sediou os Seis Dias duas vezes – em 1968 e 1986 em San Pellegrino Terme. Desta vez, o evento acontecerá no coração da cidade, com o paddock montado no recinto de feiras. Esperamos setecentos pilotos e cento e trinta representantes da mídia credenciados. A FIM está fazendo um investimento substancial no evento, incluindo transmissão ao vivo e amplo envolvimento da mídia para maximizar sua visibilidade.”
Pedro Mariano (Diretor de corridas da FIM):“Esta é a terceira edição a ser realizada na região de Bergamo. Esta edição já é histórica, com setecentos pilotos competindo e trinta e três nações de seis continentes representadas. A Itália está entre as favoritas, ao lado da França, Espanha, Estados Unidos e Austrália. Fique de olho na Suécia, que ganhou o Troféu Júnior no ano passado – eles são uma equipa muito forte e também uma das principais candidatas ao Troféu Mundial. Estamos a assistir à participação de 178 equipas de clubes de motociclismo, com 77% composta por amadores e 23% por pilotos profissionais a competir nas três categorias do troféu: Mundial, Júnior e Feminino.»
Alfredo Sponga (Conselheiro Federal da FMI, em representação do Presidente Copioli): “Trago saudações do Presidente, que está atualmente envolvido nas eleições do CONI. Agradeço à FIM por depositar a sua confiança nos clubes de motociclismo italianos e, em particular, no Motoclub Bergamo, que teve menos de um ano para preparar este evento. A equipa italiana está pronta para desafiar as outras nações. Boa sorte a todas as equipas – que vença a melhor.”
Giuliano Piccinini (Presidente do Motoclub Bergamo): “Lembro-me que há apenas oito meses estávamos em Silleda, Espanha, a inspecionar este evento, e parecia apenas um sonho. Agora, faltando apenas dois meses, estamos quase lá. Estaremos na terra natal do enduro, um lugar acolhedor com belos territórios, todos à espera de serem descobertos. Bergamo é uma joia da região da Lombardia, graças aos seus vales, lagos e montanhas. Não foi fácil traçar mil e trezentos quilómetros de percursos. Para um dia de competição, envolvemos entre trinta e trinta e cinco municípios, e obter todas as autorizações necessárias certamente não é simples. Em relação aos percursos, a corrida terá lugar inicialmente em Val Cavallina e Val Calepio e, a partir do meio do evento, mudará para Val Seriana.”
Paolo Buratti (Diretor de corrida da FMI): “Desde que começámos esta maratona, temos dormido muito pouco — e quando dormimos, sonhamos com o que faremos no dia seguinte. A paixão é o que nos move. O maior desafio tem sido identificar um percurso que atenda às necessidades técnicas de todos os 700 pilotos. O nível de experiência varia muito, com muitos amadores. Precisamos de conceber um percurso que agrade a todos, mas será sem dúvida um grande desafio.”
Valter Andreoli (Conselheiro do Motoclub Bergamo e Gerente do Paddock): “Esperamos uma ocupação total em todas as instalações de alojamento da região, entre funcionários e entusiastas. Estimamos trinta mil pernoites, o que representa um valor significativo para o território. Bergamo conta com o apoio da Região da Lombardia, o que é um fator importante para nós. Gostaria de agradecer a todas as instituições — desde a Câmara Municipal de Bergamo, incluindo a Presidente Elena Carnevali e a Conselheira para o Desporto Marcella Messina, até à Prefeitura e à Sede da Polícia — com as quais estamos a trabalhar em estreita colaboração para garantir o mais alto nível de segurança para o evento.”
Os portões do Paddock da Fiera di Bergamo estarão abertos para receber todas as equipas na segunda-feira, 18 de agosto, e os espectadores na quinta-feira, 21 de agosto, para desfrutar da atmosfera única do evento antes do início da nonagésima nona edição do 6DAYS® FIM Enduro of Nations, que decorrerá de 24 a 29 de agosto.

































