Jorge Lorenzo vai conseguir manter o seu título de campeão do Mundo ?

Valentino Rossi regressa  às vitórias?  Quem substituiu Casey Stoner? Pode Cal Crutchlow, dar vitórias aos fãs Ingleses? O que esperar do Rookie Mar Márquez ?

Aqui está uma análise aos protagonistas do MotoGP.

Repsol Honda

pedrosa

Dani Pedrosa (Spa)

Idade: 27

Partidas MotoGP: 116

Vitórias: 22

Pódios: 71

Títulos: 0 (250cc campeão de 2004, 2005, campeão de 125cc 2003)

O homem abater acho que vai ganhar o campeonato este ano. Não vai ser fácil, tudo pode acontecer, como na época passada depois de obter a pole position no Grande Prémio de Missano, foi obrigado a partir de último, devido a uma falha da sua equipa, a mudar a manta de aquecimento do pneu da frente…  mas se não tiver grandes problemas, a sua experiência e o facto de a Honda se encontrar à frente e com fome de títulos faz de Pedrosa o grande candidato ao título e  muito difícil de parar. Tem todos os ingredientes para ganhar seu primeiro título.”

 

marquez

Marc Marquez (Spa)

Idade: 20

Partidas MotoGP: 0

Vitórias: 0

Pódios: 0

Títulos: 0 (Moto2 campeão de 2012, campeão de 125cc 2010)

Possui um talento incrível e emocionante. Substitui Casey Stoner, entrou diretamente na Repsol Honda depois de ter sido campeão da classe Moto2, obrigando a Dorna a alterar a regra que impedia os pilotos de entrarem diretamente numa equipa de fábrica. Ganhou 26 corridas em Moto2 e Moto3  e só tem  20 anos…!

“Pode vencer corridas já este ano, é a  sua primeira época no MotoGP, é o piloto mais novo e emocionante da grelha. Poderá lutar pelo título? Realisticamente penso que não.”

 

Yamaha

yamaha jerez_4

Jorge Lorenzo (Spa)

Idade: 25

Partidas MotoGP: 85

Vitórias: 23

Pódios: 60

Títulos: 2012, 2010 (250cc campeão 2006, 2007)

O campeonato será disputado novamente entre Pedrosa e Jorge Lorenzo  O último é incrivelmente consistente, encontra-se muito rápido e consistente e que pode vir a ser campeão quem cometer o mínimo de erros este ano..

Na minha opinião a Honda tem a vantagem por agora, mas como diziam os responsáveis pela marca dos diapasões, para compensarem o facto de não usarem embraiagem dupla têm os 2 melhores pilotos… . Veremos, com o decorrer do campeonato, mas Lorenzo nunca se pode descartar…

 

rossiValentino Rossi (Ita)

Idade: 34

Partidas MotoGP: 216

Vitórias: 79

Pódios: 141

Títulos: 2009, 2008, 2005, 2004, 2003, 2002, 2001 (250cc campeão de 1999, campeão de 125cc 1997)

Valentino está de volta depois de 2 anos para esquecer na Ducati. Sete vezes campeão voltou à equipa Yamaha, para começar, as suas ambições são modestas, pois segundo as suas palavras na apresentação da Yamaha em Jerez, ( Revs your Heart ), apenas pretende ganhar ritmo e acompanhar Lorenzo… ?

“Possui um incrível talento capacidade de trabalho e experiência, esperemos que não tenha perdido estas qualidades nos últimos 2 anos, nem o próprio Valentino sabe o nível onde se encontra … Realisticamente talvez ganhe uma ou duas corridas este ano, e não terá a capacidade de ganhar o campeonato …. Analisando a história do mundial, apenas 2 pilotos conseguiram ganhar o título de campeão do Mundo na Classe rainha com 34 anos …  Veremos se o estampado nas camisolas dos fans “ Gallina Vecchia fa buon brodo!   “ (Galinha velha faz uma boa canja ) , se mantém atual ….

Ducati

spiesNicky Hayden (EUA)

Idade: 31

Partidas MotoGP: 167

Vitórias: 3

Pódios: 28

Títulos: 2006

Ninguém percebe o que se passa com a Ducati. Ninguém ganhou uma corrida com esta moto desde que Casey Stoner deixou a equipa no final de 2010 e Stoner parece ser o único homem que consegue montar aquela mota. Mas infelizmente para a Ducati e para o desporto em geral, não lhe deram ouvidos quando pretendia fazer alterações na mota, e ainda, como se não bastasse,  duvidaram da sua intolerância à lactose …. Stoner saiu mal da marca e não me parece que regresse e muito menos para a Ducati…

A moto parece tirar confiança aos pilotos e apesar da injeção de capital feita pelos alemães da Audi,  não é de esperar muito desta equipa pelo menos este ano. Nicky foi campeão mundial em 2006 pela Honda, mas apesar de estar à tanto tempo na Ducati, sem nunca ganhar.matém o seu lugar na equipa … serão as razões comerciais nos States mais importantes que as desportivas ….

dovi

Andrea Dovizioso (Ita)

Idade: 26

Partidas MotoGP: 88

Vitórias: 1

Pódios: 21

Títulos: 0 (250cc campeão de 2007, campeão de 125cc 2004)

Dovidioso teve uma boa época  no ano passado na Yamaha Tech 3 ,  esperemos  que se adapte à Ducati .Vai ser seguramente  mais rápido que Hayden. É nele que depositam  esperanças os Ducatistas.

Tech 3 Yamaha

carlCal Crutchlow (GB)

Idade: 27

Partidas MotoGP: 34

Vitórias: 0

Pódios: 2

Títulos: 0

O Inglês Crutchlow vai em principio estar ao nível de Valentino Rossi, e devem existir grandes lutas pela última posição do pódio, juntamente com Stefan Bradl e Marc Márquez.

Com a experiência adquirida deve entrar no top três este ano, mas ele vai estar lá mais ou menos.”

 

smitBradley Smith (GB)

Idade: 22

Partidas MotoGP: 0

Vitórias: 0

Pódios: 0

Títulos: 0

Veremos como Bradley se adapta à nova realidade do MotoGP mas certamente terá dificuldades É rookie no MotoGP, mas tem bastante experiência de corridas nas classes mais baixas- O seu objetivo deve ser estar  top 10 para começar..

Na sua adaptação é  ótimo ter uma equipa 100%  britânica. Se tudo lhe correr bem deve lutar com as Ducati e de vez em quando ficar à sua frente.

LCR Honda

bradl

Stefan Bradl (Ger)

Idade: 23

Partidas MotoGP: 18

Vitórias: 0

Pódios: 0

Títulos: 0 (campeão de Moto2 – 2011)

Estamos convencidos de que Stefan Bradl vai conseguir terá o seu primeiro pódio esta época. Tem uma Honda de fábrica agora, foi muito consistente e impressionante o ano passado,  na sua época de estreia.

Gresini Honda

batistaAlvaro Bautista (Spa)

Idade: 28

Partidas MotoGP: 50

Vitórias: 0

Pódios: 2

Títulos: 0 (campeão de 125cc 2006)

Bautista é rápido, mas causou vários acidentes na última temporada Talvez este ano seja um pouco mais prudente… A sua equipa é a única que usa suspensões Showa por imposição da Honda.  Veremos se este handicap à partida se torna uma vantagem… Pode sempre ser rápido num dia bom

Pramac Ducati

 

spies_1Ben Spies (EUA)

Idade: 28

Partidas MotoGP: 53

Vitórias: 1

Pódios: 6

Títulos: 0

Ben Spies não se deve ter esquecido de como andar de moto, e como andava bem nas SBK, mas perdeu muita confiança depois do ano passado desastroso na Yamaha passado, com a assinatura de Rossi pela Yamaha a meio da época, e a consequente certeza da sua saída da equipa,  que lhe provocou perda de concentração acumulado com erros próprios e da equipa.

“É uma hipótese para começar de novo, tem talento, e ele pode acabar por ser  o mais rápido dos pilotos da Ducati.”

 

yanoneAndrea Iannone (Ita)

Idade: 23

Partidas MotoGP: 0

Vitórias: 0

Pódios: 0

Títulos: 0

Outro rookie que veio da Moto2 . O seu objetivo deve ser também o top 10, é um piloto italiano, fan do Rossi, exuberante e deve lutar com Bradley Smith muitas vezes este ano.”

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **05/04/2013** mandrade@ipressglobal.com

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.