Jorge Lorenzo vai conseguir manter o seu título de campeão do Mundo ?
Valentino Rossi regressa às vitórias? Quem substituiu Casey Stoner? Pode Cal Crutchlow, dar vitórias aos fãs Ingleses? O que esperar do Rookie Mar Márquez ?
Aqui está uma análise aos protagonistas do MotoGP.
Repsol Honda
Dani Pedrosa (Spa)
Idade: 27
Partidas MotoGP: 116
Vitórias: 22
Pódios: 71
Títulos: 0 (250cc campeão de 2004, 2005, campeão de 125cc 2003)
O homem abater acho que vai ganhar o campeonato este ano. Não vai ser fácil, tudo pode acontecer, como na época passada depois de obter a pole position no Grande Prémio de Missano, foi obrigado a partir de último, devido a uma falha da sua equipa, a mudar a manta de aquecimento do pneu da frente… mas se não tiver grandes problemas, a sua experiência e o facto de a Honda se encontrar à frente e com fome de títulos faz de Pedrosa o grande candidato ao título e muito difícil de parar. Tem todos os ingredientes para ganhar seu primeiro título.”
Marc Marquez (Spa)
Idade: 20
Partidas MotoGP: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0 (Moto2 campeão de 2012, campeão de 125cc 2010)
Possui um talento incrível e emocionante. Substitui Casey Stoner, entrou diretamente na Repsol Honda depois de ter sido campeão da classe Moto2, obrigando a Dorna a alterar a regra que impedia os pilotos de entrarem diretamente numa equipa de fábrica. Ganhou 26 corridas em Moto2 e Moto3 e só tem 20 anos…!
“Pode vencer corridas já este ano, é a sua primeira época no MotoGP, é o piloto mais novo e emocionante da grelha. Poderá lutar pelo título? Realisticamente penso que não.”
Yamaha
Jorge Lorenzo (Spa)
Idade: 25
Partidas MotoGP: 85
Vitórias: 23
Pódios: 60
Títulos: 2012, 2010 (250cc campeão 2006, 2007)
O campeonato será disputado novamente entre Pedrosa e Jorge Lorenzo O último é incrivelmente consistente, encontra-se muito rápido e consistente e que pode vir a ser campeão quem cometer o mínimo de erros este ano..
Na minha opinião a Honda tem a vantagem por agora, mas como diziam os responsáveis pela marca dos diapasões, para compensarem o facto de não usarem embraiagem dupla têm os 2 melhores pilotos… . Veremos, com o decorrer do campeonato, mas Lorenzo nunca se pode descartar…
Valentino Rossi (Ita)
Idade: 34
Partidas MotoGP: 216
Vitórias: 79
Pódios: 141
Títulos: 2009, 2008, 2005, 2004, 2003, 2002, 2001 (250cc campeão de 1999, campeão de 125cc 1997)
Valentino está de volta depois de 2 anos para esquecer na Ducati. Sete vezes campeão voltou à equipa Yamaha, para começar, as suas ambições são modestas, pois segundo as suas palavras na apresentação da Yamaha em Jerez, ( Revs your Heart ), apenas pretende ganhar ritmo e acompanhar Lorenzo… ?
“Possui um incrível talento capacidade de trabalho e experiência, esperemos que não tenha perdido estas qualidades nos últimos 2 anos, nem o próprio Valentino sabe o nível onde se encontra … Realisticamente talvez ganhe uma ou duas corridas este ano, e não terá a capacidade de ganhar o campeonato …. Analisando a história do mundial, apenas 2 pilotos conseguiram ganhar o título de campeão do Mundo na Classe rainha com 34 anos … Veremos se o estampado nas camisolas dos fans “ Gallina Vecchia fa buon brodo! “ (Galinha velha faz uma boa canja ) , se mantém atual ….
Ducati
Nicky Hayden (EUA)
Idade: 31
Partidas MotoGP: 167
Vitórias: 3
Pódios: 28
Títulos: 2006
Ninguém percebe o que se passa com a Ducati. Ninguém ganhou uma corrida com esta moto desde que Casey Stoner deixou a equipa no final de 2010 e Stoner parece ser o único homem que consegue montar aquela mota. Mas infelizmente para a Ducati e para o desporto em geral, não lhe deram ouvidos quando pretendia fazer alterações na mota, e ainda, como se não bastasse, duvidaram da sua intolerância à lactose …. Stoner saiu mal da marca e não me parece que regresse e muito menos para a Ducati…
A moto parece tirar confiança aos pilotos e apesar da injeção de capital feita pelos alemães da Audi, não é de esperar muito desta equipa pelo menos este ano. Nicky foi campeão mundial em 2006 pela Honda, mas apesar de estar à tanto tempo na Ducati, sem nunca ganhar.matém o seu lugar na equipa … serão as razões comerciais nos States mais importantes que as desportivas ….
Andrea Dovizioso (Ita)
Idade: 26
Partidas MotoGP: 88
Vitórias: 1
Pódios: 21
Títulos: 0 (250cc campeão de 2007, campeão de 125cc 2004)
Dovidioso teve uma boa época no ano passado na Yamaha Tech 3 , esperemos que se adapte à Ducati .Vai ser seguramente mais rápido que Hayden. É nele que depositam esperanças os Ducatistas.
Tech 3 Yamaha
Cal Crutchlow (GB)
Idade: 27
Partidas MotoGP: 34
Vitórias: 0
Pódios: 2
Títulos: 0
O Inglês Crutchlow vai em principio estar ao nível de Valentino Rossi, e devem existir grandes lutas pela última posição do pódio, juntamente com Stefan Bradl e Marc Márquez.
Com a experiência adquirida deve entrar no top três este ano, mas ele vai estar lá mais ou menos.”
Bradley Smith (GB)
Idade: 22
Partidas MotoGP: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0
Veremos como Bradley se adapta à nova realidade do MotoGP mas certamente terá dificuldades É rookie no MotoGP, mas tem bastante experiência de corridas nas classes mais baixas- O seu objetivo deve ser estar top 10 para começar..
Na sua adaptação é ótimo ter uma equipa 100% britânica. Se tudo lhe correr bem deve lutar com as Ducati e de vez em quando ficar à sua frente.
LCR Honda
Stefan Bradl (Ger)
Idade: 23
Partidas MotoGP: 18
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0 (campeão de Moto2 – 2011)
Estamos convencidos de que Stefan Bradl vai conseguir terá o seu primeiro pódio esta época. Tem uma Honda de fábrica agora, foi muito consistente e impressionante o ano passado, na sua época de estreia.
Gresini Honda
Alvaro Bautista (Spa)
Idade: 28
Partidas MotoGP: 50
Vitórias: 0
Pódios: 2
Títulos: 0 (campeão de 125cc 2006)
Bautista é rápido, mas causou vários acidentes na última temporada Talvez este ano seja um pouco mais prudente… A sua equipa é a única que usa suspensões Showa por imposição da Honda. Veremos se este handicap à partida se torna uma vantagem… Pode sempre ser rápido num dia bom
Pramac Ducati
Ben Spies (EUA)
Idade: 28
Partidas MotoGP: 53
Vitórias: 1
Pódios: 6
Títulos: 0
Ben Spies não se deve ter esquecido de como andar de moto, e como andava bem nas SBK, mas perdeu muita confiança depois do ano passado desastroso na Yamaha passado, com a assinatura de Rossi pela Yamaha a meio da época, e a consequente certeza da sua saída da equipa, que lhe provocou perda de concentração acumulado com erros próprios e da equipa.
“É uma hipótese para começar de novo, tem talento, e ele pode acabar por ser o mais rápido dos pilotos da Ducati.”
Andrea Iannone (Ita)
Idade: 23
Partidas MotoGP: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0
Outro rookie que veio da Moto2 . O seu objetivo deve ser também o top 10, é um piloto italiano, fan do Rossi, exuberante e deve lutar com Bradley Smith muitas vezes este ano.”
Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **05/04/2013** | mandrade@ipressglobal.com