Sábado dia 21 de maio, teve lugar o evento que deu início a seis semanas de celebrações do São João do Porto, marcando a sua abertura oficial. O certame teve a organização conjunta do Porto Lazer, do Museu do Carro Elétrico e dos STCP.

O evento marcou o início do Programa das Festas de São do Porto 2016 e invadiu a cidade por terra, água e ar, começou às 10 horas da manhã e se prolongou-se até ao final da tarde. O dia foi marcado por uma série de atividades espalhadas por vários locais da cidade, de entre os quais se destacam a baixa do Porto, o rio Douro, o Museu e a marginal.

De destacar a regata e o desfile de embarcações que marcaram simbolicamente a chegada à cidade do São João.

No museu e dentro dos elétricos a música, o teatro a arte e até as degustações e provas de vinho tomaram um lugar de destaque nesta celebração. O Porto Tram Fest ofereceu uma série de viagens de elétrico pela marginal da cidade, em 12 veículos que fazem da coleção do Museu do Carro Elétrico. As atividades que ocorreram ao ar livre foram gratuitas, as viagens e entradas no museu tiveram um preço de €5.

Já o rio Douro foi palco de uma regata que ocorreu entre o Largo do Calém e a foz do rio Douro (Passeio Alegre), na qual participaram 10 embarcações da Academia de Vela BBDouro, com velejadores portugueses e Espanhóis.

Depois das 17horas ocorreu o desfile com as 10 embarcações da BBDouro e 20 barcos da Associação Portus Cale Regata, que aconteceu entre o Cais das Pedras (Massarelos), seguindo e a Ribeira do Porto.

A performance “Girl with a Flying Baloon”, na fachada do edifício dos STCP, fechou o programa de abertura com o lançamento do primeiro balão São João.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui