É preciso ter 21 anos para obter habilitação legal para ser motorista profissional e fazer transporte de passageiros e o jovem Ricardo Videira, o condutor da viatura Mercedes Benz Sprinter onde estavam mais 12 pessoas, e único sobrevivente, tem apenas 19 anos.

Uma carta de condução emitida por um país da União Europeia é reconhecida por todos eles. Portugal nem sequer aceitou a exceção da diretiva que define que a atividade pode ser exercida antes dos 21 anos se houver formação especializada, explicou José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, ao Jornal de Notícias.

Também em França, a lei não permite que alguém com menos de 21 anos conduza uma viatura de transporte de passageiros.

Para Trigoso não faz sentido entregar este tipo de transporte a alguém com 19 anos. “Com esta idade, falta maturidade, experiência de condução para saber reagir em caso de emergência”. O perito em questões rodoviárias também estranha a morte de todos os passageiros, o que o leva a equacionar a possibilidade da inexistência ou não utilização dos cintos.

Falta saber se a viatura de transporte de passageiros estava devidamente registada para esse fim ou se mais não era do que uma carrinha convertida ilegalmente. As autoridades francesas abriram um inquérito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui