- Pub -

É preciso ter 21 anos para obter habilitação legal para ser motorista profissional e fazer transporte de passageiros e o jovem Ricardo Videira, o condutor da viatura Mercedes Benz Sprinter onde estavam mais 12 pessoas, e único sobrevivente, tem apenas 19 anos.

Uma carta de condução emitida por um país da União Europeia é reconhecida por todos eles. Portugal nem sequer aceitou a exceção da diretiva que define que a atividade pode ser exercida antes dos 21 anos se houver formação especializada, explicou José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, ao Jornal de Notícias.

Também em França, a lei não permite que alguém com menos de 21 anos conduza uma viatura de transporte de passageiros.

Para Trigoso não faz sentido entregar este tipo de transporte a alguém com 19 anos. “Com esta idade, falta maturidade, experiência de condução para saber reagir em caso de emergência”. O perito em questões rodoviárias também estranha a morte de todos os passageiros, o que o leva a equacionar a possibilidade da inexistência ou não utilização dos cintos.

Falta saber se a viatura de transporte de passageiros estava devidamente registada para esse fim ou se mais não era do que uma carrinha convertida ilegalmente. As autoridades francesas abriram um inquérito.

- Pub -

Deixe o seu comentário