A competição conta este ano com 700 atletas inscritos

O presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) lamentou que o Crosse das Amendoeiras não esteja no calendário da federação portuguesa e criticou a realização, na mesma data, do Campeonato Nacional de pista coberta, em Pombal.

Ambas as provas decorrem no próximo fim de semana, embora Artur Lara Ramos tenha pedido à Federação Portuguesa de Atletismo para alterar a data do campeonato, de forma a não coincidir com a 38.ª edição do Crosse das Amendoeiras, que se realiza em Albufeira.

Segundo aquele responsável, a realização em simultâneo das provas não vai fazer diminuir a quantidade de participantes no crosse algarvio, mas sim a qualidade, uma vez que os atletas portugueses dos grandes clubes estarão quase todos em Pombal.

“Pedimos para alterarem a data, porque o crosse ia ser na mesma altura, mas nem sequer a federação tinha o crosse no seu calendário”, afirmou o presidente da AAA, durante a conferência de imprensa de apresentação do 38.º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.

Artur Lara Ramos disse ainda estar “há seis meses à espera de uma justificação escrita” da federação, sublinhando que na última assembleia realizada as associações votaram a favor da mudança da data do campeonato, o que não foi aceite.

A situação vai fazer com que no Crosse das Amendoeiras não estejam praticamente atletas portugueses, uma vez que “os melhores estarão todos” no campeonato de pista coberta, lamentou o dirigente algarvio. Lara Ramos criticou ainda o facto de a federação não ter apresentado à Associação Europeia de Atletismo a candidatura que a associação algarvia entregou para a realização da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.

Também o delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Luís Romão, criticou a falta de apoio da federação nacional à prova algarvia, sublinhando que aquele organismo reforçou este ano o apoio ao cross.

O 38.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor realiza-se na Pista de Cross da Aldeia das Açoteias, em Albufeira, no próximo domingo a partir das 10:00. A prova conta, este ano, com 700 atletas inscritos.

Agência Lusa
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.