Este ano os Delfins-Associação de Nadadores-Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde trouxeram inovação ao Projeto AquaVida com a integração de bicicletas elétrica como veículo de apoio aos nadadores salvadores.

O iPressGlobal falou com Isaac Braga, da direção dos Delphins, que nos contou acerca dos 5 anos de existência do Projecto AquaVida , afirmando que este tem como “principal objetivo vigiar as praias antes da época balnear ter inicio, visto que decorrem muitos acidentes nesta fase do ano”.

Este projeto entra todos os anos em atividade em Abril, durante os fins-de-semana e feriados, quando as condições climatéricas o justificam. O projeto termina a 15 de Junho, quando todas as praias da Póvoa do Varzim e Vila do Conde se encontram vigiadas na sua totalidade por nadadores salvadores em funções na época balnear. Para a aplicação do mesmo no terreno, os Delphins contam com a participação de 15 nadadores salvadores, recrutados para a execução de mais uma fase deste projeto.

O AquaVida é da total responsabilidade desta associação de nadadores salvadores, no entanto contam com alguns apoios, tal como confirmou Isaac Braga “Contamos com a ajuda das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde no que diz respeito ao pagamento dos custos. Temos também a ajuda das Capitanias locais”.

Este ano a novidade centra-se no facto das bicicletas possuírem um motor elétrico de modo a agilizar o processo de socorro, promovendo uma maior facilidade de deslocação e o mínimo de cansaço possível o que será uma mais-valia para o desempenho junto da vítima, e conta igualmente, com o regresso do apoio da câmara municipal de Vila do Conde que nos últimos 3anos se afastou do projeto,

Após 5 anos de projeto o balanço feito pelos Delphins na voz de Isaac Braga é que estes foram “anos bastante positivos, sobretudo no que diz respeito ao número de mortes que aconteceram, que foi zero. Tendo em conta que esta época é bastante perigosa, visto que o tempo melhora substancialmente e as praias não se encontram vigiadas, levando as pessoas a banhos mas sem terem ninguém que as vigie”.

A associação de nadadores salvadores da Póvoa do Varzim e Vila do Conde investem ainda na promoção de cursos de formação de novos nadadores salvadores garantido a qualidade de desempenho dos mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui