Segundo a Reuters News, a posse de cartões de crédito, débito e de rede ou loja no Brasil aumentou neste ano, chegando a 75% da população, informou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o que revela o rápido processo de substituição de dinheiro como meio de pagamento. A posse de cartões entre os brasileiros era de 68% em 2011, segundo a entidade, citando a quinta edição da pesquisa sobre a indústria, encomendada ao Instituto Datafolha.

Nos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam espaço e agora respondem pela maior fatia do faturamento, 58%. O uso de cédulas como meio de pagamento caiu de 58% no ano passado para 52% neste ano, diz a pesquisa. O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos de 11 capitais brasileiras, registrando a opinião de quase quatro mil pessoas entre junho e julho deste ano.

“Isso aqui foi um universo controlado de consumidores, mas a pesquisa mostra que entre os entrevistados existe tendência de crescimento, de 2% a 3%, para o próximo ano,” disse o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.

Para Yamaguti, os resultados e as perspectivas entregues pela pesquisa “indicam o rápido processo de substituição de meios de pagamento em favor dos meios eletrônicos. Isso é bom para a economia e o consumidor”.

Os números mostram que as tendências de crescimento do setor devem continuar pelo menos pelo próximo ano, segundo ele. A Abecs espera aumento no volume financeiro das transações feitas com cartões de 21% neste ano, representando um montante de R$ 813 bilhões em 2012.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui