Alojado no portal europeu da mobilidade profissional EURES, o passaporte está disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia (UE).

A Comissão Europeia lançou o primeiro Passaporte Europeu de Competências, na área da hotelaria e turismo, que complementa os ‘curricula vitae’ dos trabalhadores do setor permitindo-lhes registar aptidões e formação prática de trabalho.

Com este passaporte, Bruxelas quer ver superadas barreiras linguísticas e permitir aos empregadores encontrar os trabalhadores especializados de que necessitam, facilitando a comparação de qualificações dos trabalhadores do setor.

O primeiro Passaporte Europeu de Competências é uma iniciativa de Bruxelas em associação com organizações patronais e de trabalhadores no setor da hotelaria: a Confederação das associações nacionais da hotelaria e restauração da Europa (HOTREC), que representa hotéis, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares na Europa, e a Federação europeia dos sindicatos dos setores da alimentação, agricultura, turismo e ramos conexos (EFFAT).

A Comissão Europeia quer, futuramente, alargar o passaporte de competências a outros setores com grande mobilidade na economia europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui