28 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho. Como forma de assinalar esta data, a Câmara Municipal da Maia, em parceria com o ISMAI – Instituto Superior da Maia, realizou pelo segundo ano consecutivo, a Caminhada do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, pelas ruas de Nogueira da Maia, com mais de 150 participantes. A mensagem deste ano foi “A Prevenção é o melhor remédio!”

IMG_6277Como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, desde 1996 é comemorado em todo o mundo o dia 28 de Abril. A campanha deste ano tem como tema central “A Prevenção das Doenças Profissionais”, em todo o mundo, as doenças profissionais causam 6 vezes mais mortes que os acidentes de trabalho.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em cada ano ocorrem em todo o mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças profissionais. O número de mortos ultrapassa os 2 milhões todos os anos.

IMG_6264Segundo dados da Autoridade para as Condições no Trabalho, em Portugal na década de noventa, morriam todos os anos uma média de 300 trabalhadores, para além de cerca de 300 mil acidentes de trabalho com gravidade. Atualmente temos cerca de 250 mil acidentes por ano e, segundo a mesma fonte , ocorreram 115 acidentes mortais em 2009, sendo que 59 tiveram lugar no sector da construção. As mulheres continuam a ser mais atingidas pela doença profissional.

REPORTAGEM E FOTOS: MÁRIO TAVARES - iPressGlobal
mario.tavares@ipressglobal.com
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.