- Pub -

Foi lançada, na passada semana a plataforma digital “Mapa do Cidadão”, mais uma das medidas do Programa ”Aproximar” que em breve colocará no terreno as “Carrinhas do Cidadão”.

Com o objetivo de renovar os serviços da Administração Pública aproximando-os dos cidadãos e das empresas, o governo tem vindo a implementar o programa “Aproximar” com uma série de medidas inovadoras.

Depois do lançamento da plataforma digital, disponível para computadores, tablets e smartphones, segue-se o alargamento dos “Espaços do Cidadão”, que têm como função apoiar os portugueses a lidar com as novas tecnologias e usufruir dos serviços digitais com o apoio de profissionais e as “Carrinhas do Cidadão” um espécie de serviço itinerante.

Relativamente aos Espaços do Cidadão, estes vão surgir com o apoio do poder local, autarquias e juntas da freguesia, instalando-se 300 deles em diversas regiões nos postos do correio, sendo que está previsto que 200 delas arranquem até ao final do ano corrente. Os serviços prestados nestes espaços dividem-se em serviços gratuitos e serviços pagos, sendo que estes, quando efetuados pelo atendimento digital assistido, serão sempre inferiores aos cobrados no atendimento tradicional.

A implementação do serviço “Carrinhas do Cidadão” é uma medida que revela a inovação do Programa “Aproximar”, tem o objetivo de levar os serviços públicos às regiões com menos densidade populacional, cumprindo assim a função de aproximar a administração pública às pessoas e não terem estas de se deslocarem aos postos físicos de atendimento tradicional. A sua implementação, esta dependente de verbas comunitárias e de um concurso público para conceção das mesmas.

- Pub -

Deixe o seu comentário