Encontra-se em fase de testes uma ciclovia que, graças à energia solar, brilha no escuro. Uma boa solução para os ciclistas que andam durante a noite na estrada.

Andar de bicicleta é uma das melhores maneiras de nos locomovermos (e por vários motivos).

Além de ser uma boa forma de exercício físico, é um meio de transporte amigo do ambiente, uma vez que não emite gases nocivos como outros veículos.

Porém, quem usa este meio de forma frequente sabe que pedalar à noite pode ser um enorme desafio.

É por isso que uma nova ciclovia desenvolvida na Polónia pode vir a ser a solução para esse problema.

Desenvolvida pela TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o., esta nova ciclovia é movida a energia solar para poder brilhar no escuro.

Feita de um material sintético, a pista pode gerar luz até dez horas seguidas, caso seja carregada pelo Sol durante todo o dia.

O conceito não é novo. Na verdade, foi inspirado na ciclovia “Noite Estrelada“, da autoria do designer Daan Roosegaarde, que se encontra na Holanda.

No entanto, a tecnologia de ambas é bastante diferente. Enquanto que na versão holandesa se utiliza LEDs, a ciclovia holandesa não gasta energia e depende totalmente do Sol.

A nova pista ainda se encontra em fase de testes mas, caso se venha a mostrar eficaz, seria uma ótima ideia para ser implementada em muitos outros países.

ZAP / Hypescience

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui