Baku’s Olympic Stadium está pronto para receber a Cerimónia de Abertura da primeira edição dos Jogos Europeus – Baku 2015, agendada para dia 12 de junho.

Baku, capital do Azerbaijão, será a capital do desporto europeu naqueles que serão os primeiros Jogos Europeus da história. Pela primeira vez, irão ser realizados uns “Jogos Olímpicos” versão Europa, com o intuito de esta ser mais uma plataforma para a divulgação das várias modalidades, ao mesmo tempo que irá aumentar o ritmo competitivo entre os atletas.

Daniela Reis corre pela equipa francesa DN17 Poitou Charrentes, e é grande esperança nacional para o Ciclismo
Daniela Reis corre pela equipa francesa DN17 Poitou Charrentes, e é grande esperança nacional para o Ciclismo

O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. A representar Portugal estarão 100 atletas das mais variadas modalidades, com destaque para a Canoagem, onde Fernando Pimenta e Emanuel Silva, vice-campeões olímpicos em K2 1.000 metros, lutarão pela conquista do ouro. Também a judoca portuguesa Telma Monteiro marcará presença e será uma séria candidata ao 1ºlugar. Destaque ainda para o ténis de mesa, onde os mais notados serão Marcos Freitas e Tiago Apolónia, para o Taekwondo que irá contar com o campeão Europeu Rui Bragança na lutar por uma medalha, para o Futebol de Praia onde Portugal se cota como uma séria candidata à vitória e no Ciclismo, onde estará a rolar com as cores nacionais, a jovem promessa e revelação do ano Daniela Reis.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos Europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.