Passados 39 anos da oficialização pela ONU, celebrou-se mais um Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de Março.

Apesar de hoje em dia se atribuir a esta data um maior ênfase no aspeto comemorativo, ainda existem instituições que cumprem o objetivo central da oficialização desta data, ou seja enveredam pelas conferências, debates e reuniões, ações de solidariedade cujo objetivo é discutir e valorizar o papel da mulher na sociedade atual.

Não esqueçamos que esta data surge como reflexo da luta de mulheres tecelãs, por melhores condições de trabalho que se resumiam à redução na carga diária de trabalho, à equiparação de salários com o dos homens e ao direito a um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Este ano e a semelhança de anos anterior, um pouco por todo o mundo multiplicam-se atividades relativas a este dia das quais o iPressGlobal salienta algumas pelo carácter mais formal e que vão de encontro a fundamentação original desta data.

Começamos por Aveiro, onde destacamos a conferência “As Dialéticas de Género e o Dia Internacional da Mulher” promovida pela Universidade de Aveiro, a realizar dia 10 de Março pelas 14horas, com entrada livre. Em Faro de referir o evento promovido pelo Movimento Democrático das Mulheres, marcado por diversas atuações artísticas sobre o nome “Com as Mulheres a Lutar por Abril”.

Já na cidade de Póvoa do Varzim as mulheres são convidadas a participar num Workshop de Defesa Pessoal, tendo a entrada um valor simbólico. Em Vale de Cambra realiza-se a 2ªCaminhada da Mulher, evento cujos fundos angariados revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em Vila Nova de Gaia de destacar o Colóquio  “As Mulheres na Comunidade” que acontecerá no Espaço Corpus Christi, pelas 15h, numa organização conjunta da união das Freguesias de Santa Marinha e S. Pedro de Afurada e a Câmara Municipal.

O país assinala assim mais um dia internacional da mulher!

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.